ORIENTAÇÕES SOBRE REALIZAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS MULHERES E DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Aos Conselhos Municipais de Saúde, Secretarias Municipais de Saúde, Superintendências e Gerências Regionais de Saúde

VERTICALNOTA CESMG 006/2017

A Comissão Organizadora da 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres de Minas Gerais deliberou em sua última reunião, que para facilitar e motivar a realização das conferências previstas para este ano (de Saúde das Mulheres e de Vigilância em Saúde), que estas possam acontecer no mesmo dia, com carga mínima horária de quatro horas cada, dentro do formato de plenárias.

A Comissão ressalta, porém, que os eixos temáticos específicos de cada conferência, assim como os relatórios de propostas e as eleições das delegadas e delegados à etapa estadual devem ser preservados separadamente.

A Comissão reitera a importância dos municípios de promoverem suas conferências este ano, assim como a Conferência Municipal de Saúde para elaboração do Plano Municipal de Saúde 2018-2021.

As conferências são oportunidades valiosas para acompanhar e construir as políticas públicas de saúde, por meio de discussões entre os atores e atrizes envolvidos neste contexto: usuárias e usuários, trabalhadoras e trabalhadores da saúde, gestoras e gestores da saúde. Afinal, as políticas de saúde só conseguem ser efetivadas com maior êxito se são originadas com a participação de todas e todos.

Belo Horizonte, 18 de maio de 2017.

Comissão Organizadora CESMu-MG

Mesa Diretora