CESMG participa de aula aberta sobre controle social na Faculdade de Odontologia

Na tarde do último dia 18 de maio, o vice-presidente do CESMG Ederson Alves da Silva (CUT-MG), esteve na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para participar uma aula especial do mestrado em Saúde Pública.

No encontro, o vice-presidente do CESMG, ao lado do presidente do Conselho Municipal de Belo Horizonte, Bruno Abreu Gomes, falou sobre a atuação do controle social junto à história do SUS que construiu também a Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB). “É importante ampliar o controle social nos campos de ensino e formação acadêmica para estar sempre envolvendo e renovando atores e atrizes no fortalecimento do SUS”, disse o vice- presidente.

De acordo com a professora Simone Dutra, os alunos ficaram entusiasmados. A professora relatou que esta é a segunda vez que a aula é realizada. Aproximadamente vinte alunos estiveram presentes, onde puderam conhecer mais sobre a aplicação das políticas públicas. “Afinal, o contato de estudantes com atores sociais como gestores, trabalhadores, usuários e prestadores de serviços ligados à saúde traz a discussão sobre a união de administração pública com a sociedade em prol do bem-estar social”, diz Simone.

Lançada em 2003, a Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), visa promover, prevenir e recuperar a saúde bucal de brasileiras e brasileiros. Segundo a professora, nos últimos anos os recursos para a manutenção dessas políticas tem sofrido cortes, considerando em cenário nacional.  O programa visa não só políticas públicas de saúde bucal, como também a ampliação e qualificação de atendimento especializado e a adição de flúor nas estações de abastecimento de água.

WhatsApp Image 2017-05-18 at 18.01.15 (1) (1)