Com o objetivo de formar multiplicadores capazes de qualificar sua atuação pela democratização do Estado e pela garantia dos direitos sociais, o Conselho Nacional de Saúde – CNS realiza Oficinas de Formação para o Controle Social no Sistema Único de Saúde – SUS.
Por Conselho Nacional de Saúde
As oficinas, com agenda em todo o Brasil, são voltadas para conselheiros e conselheiras municipais e estaduais de saúde, além de lideranças de movimentos e organizações populares que atuam na luta pelo Direito Humano à Saúde.
A participação popular na construção e fiscalização das políticas públicas de saúde é fundamental para a democracia. Por isso, as oficinas tem o intuito de fortalecer os participantes como sujeitos sociais que atuam na formulação e deliberação das políticas, desenvolvendo também o intercâmbio de experiências sobre o controle social no SUS.
Este projeto é uma realização do CNS, executado pelo Centro de Educação e Assessoramento Popular – Ceap e pelos Conselhos Estaduais de Saúde. As inscrições devem ser realizadas por meio do site www.formacontrolesocial.org.br.
Para cada oficina são disponibilizadas 80 vagas: 70% das vagas são para conselheiros e conselheiras municipais e estaduais de saúde e 30% das vagas são para lideranças de movimentos e organizações populares. A seleção dos participantes é realizada pelo Conselho Estadual de Saúde de cada estado. A intenção também é criar uma rede de apoiadores em defesa dos direitos à saúde no Brasil.
Essa é mais uma ação da Política Nacional de Educação Permanente para Controle Social no SUS – PNEPCSS, criada em 2006, após uma série de debates e oficinas.
1,474 total views, 1 views today