540ª Reunião Ordinária CESMG

A 540ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CESMG) aconteceu no dia 08/07 no auditório do CESMG. Sendo a primeira reunião a ser executada ao longo de todo o dia e teve sua abertura as 9hrs da manhã.

Como de costume a mesa diretora abriu a reunião com os informes para o pleno, logo abrindo para que as conselheiras e conselheiros presentes também pudessem dar os seus informes. Aline Pacheco (AMAPEM) convidou todas para a Audiência Pública que acontecerá na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no dia 7 de agosto de 2019, também falou sobre a falta de atendimento pelo SUS de pessoas com Esclerose Múltipla no leste de Minas e informou que no segundo semestre a AMAPEM visitará as cinco macro do estado verificando a situação dos atendimentos.

A conselheira Terezinha Oliveira (FADEMG) apontou o descaso de deputados mineiros com transplantados e apelou para a gestão estadual e ao CESMG que se cobre políticas públicas. A Secretária Geral do CESMG Lourdes Machado (CRPMG) convidou todas do pleno para as reuniões da Comissão de Reforma Psiquiátrica (CERP) que acontecem todas as primeiras quartas-feiras do mês.

Maryane Rodrigues (ABRALE) informou sobre a Comissão criada para acompanhar a política de atenção farmacêutica no CESMG, a Comissão de Acompanhamento a Assistência Farmacêutica (CAAF), criada para discutir desabastecimento de medicação e outras situações afetas à assistência farmacêutica. Levou também a notícia que 30 leitos foram fechados no Hospital Das Clinicas da UFMG por falta de mão de obra e questões financeiras.

Após todos os informes e intervalo as coordenadoras e os coordenadores das Câmaras Técnicas e Comissões que compõem o CESMG tiveram uma breve fala ao pleno e a 1ª Diretora de Comunicação Fernanda Coelho (Coletivo BIL) propôs uma nova comissão, a Comissão de Equidade, que ficou para ser discutida como pauta na próxima Reunião Ordinária.

A reunião seguiu ao longo da tarde com a Apresentação do Relatório Quadrimestral da SESMG (1º RDQA-2019/SESMG), e se encerrou com a Avaliação da 9ª Conferência Estadual de saúde de Minas Gerais.