CES-MG participa de estratégia para ampliar a vacinação de profissionais de saúde

Parceria com a SES-MG visa a adesão dos municípios e de todas as categorias da saúde em Minas Gerais

por Sílvia Amâncio (ASCOM/CES-MG)

Na tarde desta terça-feira (19), o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) recebeu a coordenadora estadual do Programa de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Josianne Gusmão, para alinhamento de estratégias para ampliar a imunização dos profissionais de saúde contra o sarampo e outras doenças.

Atualmente, Minas Gerais enfrenta um surto ativo de sarampo, com casos confirmados e outros em fase de investigação e a preocupação com os profissionais de saúde que atendem os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) reside na baixa adesão à vacinação. “Muitos profissionais não se vacinaram por terem ainda a ideia de que o sarampo e outras doenças não podem voltar. Além disso, as equipes de saúde contam com uma grande rotatividade de profissionais e muitos ainda não se vacinaram ou não se informaram dos novos procedimentos”, afirma Gusmão.

Clique aqui e acesse o Boletim Epidemiológico da SES-MG sobre Sarampo

A conselheira Lourdes Machado destacou a importância de conscientizar as entidades de representação das categorias de saúde para adesão à essa campanha, que terá início no CES-MG na próxima reunião de plenária, prevista para o dia 09 de dezembro. “Nossa ideia é ter uma equipe de uma unidade de saúde no Conselho aplicando a vacina, tirando dúvidas dos presentes e também sensibilizar os profissionais sobre a importância e urgência na vacinação. A adesão dos municípios nessa campanha é nosso foco”, disse.

A conselheira Elânia dos Santos lembrou que a enfermagem é a maior em categoria em números entre os profissionais de saúde e a ampliação de espaços de informação e conscientização sobre esse quadro passa essencialmente pelos profissionais da Enfermagem.

Além do sarampo, Minas Gerais também está em alerta com a febre amarela e a Organização Mundial da Saúde (OMS) já se posicionou com a possibilidade que a poliomielite possa retornar caso não aconteça uma ampla cobertura de vacinação da população.

A reunião também contou com a presença do vice-presidente do CES-MG, Ederson Alves da Silva e da conselheira Ione Fortunato.

753 total views, 2 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Accessibility