Conselheiras e Conselheiros Municipais de Saúde são capacitados em Diamantina

Do dia 27 ao dia 29 de novembro, a Regional de Saúde de Diamantina (Vale do Jequitinhonha) foi a sede do Curso de Qualificação para Conselheiras e Conselheiros Municipais de Saúde. A capacitação foi oferecida pela Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), em parceria com o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), com carga horária de 24h. O conteúdo repassado ficou sob a responsabilidade da docente Márcia Azevedo Corrêa, que é farmacêutica e especialista em políticas de gestão em saúde, lotada na Regional de Saúde de Montes Claros (Norte de Minas).

O curso teve como objetivos identificar os desafios enfrentados pelas conselheiras e pelos conselheiros municipais de saúde que influenciam no fortalecimento do Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS) no município sempre colocando em contexto a realidade local; favorecer a construção de estratégias para ações referentes ao controle/participação social e aprofundar o conhecimento das legislações referentes ao controle social no SUS.

Durante os três dias, 20 conselheiras e conselheiros da região foram capacitados. Para Lúcio da Silva, presidente do conselho municipal de saúde de Alvorada de Minas, o curso foi extremamente valioso. “O Estado está de parabéns por nos oferecer essa oportunidade de aprender. Vou confessar, eu sabia muito pouco sobre a minha função. O que aprendi antes do curso, em grande parte, foi sozinho e pela internet. Agora me sinto preparado para atuar de forma plena para contribuir com a saúde do meu município. O material didático que nos foi repassado é maravilhoso e de alta qualidade. Foi tudo muito bom”, destacou.

Acesse aqui o material didático do curso

“O curso foi bastante proveitoso. Os conselheiros que estavam presentes foram comprometidos e dedicados, demostraram durante toca a capacitação que queriam aprender ao máximo para fazer a diferença em seus municípios. Foram três dias muito proveitosos”, relatou a docente Márcia.

A superintendente da Regional de Saúde de Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz, manifestou a sua satisfação em apoiar a ação e destacou o momento. “Fiquei muito feliz com a adesão dos conselheiros da região para viabilizar a realização do curso. Tenho a convicção de que o conhecimento que foi transmitido irá trazer mais segurança e tranquilidade aos conselheiros no desempenho dessa importante missão, especialmente na luta pelo fortalecimento do controle social do SUS em seus municípios. A Regional de Saúde de Diamantina estará sempre de portas abertas para promover, receber e apoiar iniciativas como essa ”, finalizou Cleya.

por Ricardo Maciel (SES-MG)

917 total views, 1 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Accessibility