CES-MG recebe visita de estudantes de Odontologia em sua reunião ordinária

Disciplinas sobre o Controle Social no SUS são diferenciais na grade curricular nos cursos de graduação da área da saúde

por Débora Alves (Estagiária de Jornalismo/CES-MG)

Na última segunda-feira (09), a reunião ordinária do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), contou com a presença de quatro alunas do 8º período do curso de Odontologia da Faculdade Pitágoras de Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte). Atualmente, as alunas cursam a disciplina “Gestão do SUS” e souberam da atividade por meio da própria instituição de ensino que as convidou para participarem como observadoras da reunião.

Alunas do 8º período de Odontologia – Betim/MG

Gilcilene Gonçalves de Souza, que também é conselheira municipal de saúde de Betim disse que as reuniões do CES-MG são oportunidades para que as pessoas levem as demandas e dificuldades para seus municípios para serem discutidas. “É importante que as universitárias e os universitários estejam nesses espaços para conhecerem e se informarem da importância do Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente para quem tem o interesse de ingressar na carreira pública”, afirmou.

A aluna ainda destacou que é de grande importância que os cursos de graduação na área da saúde, públicos ou privados, insiram informações sobre o SUS, o Controle Social e a participação popular na elaboração de políticas públicas em saúde. “Onde eu estudo a grade dá ênfase nessas questões. Temos várias matérias voltadas para a saúde pública, assim, acredito que ampliamos nossa visão sobre SUS, comentou Gilcilene.

SUS na sala de aula

Desde 2018, a Câmara Técnica de Educação Permanente (CTEP) do CES-MG, promove o projeto “Em defesa do SUS e da saúde como um direito humano”, que se propõe a levar informações sobre o SUS e dialogar com as alunas e os alunos sobre a importância do Controle Social na saúde pública.