Saúde em Debate: revista lança edição especial sobre Movimento Saúde dos Povos

Lançamento ocorreu dentro da programação do Fórum Social das Resistências 2020

Com foco no trabalho do Movimento pela Saúde dos Povos (MSP), foi lançado, nesta quarta (22/01), o suplemento especial da revista Saúde em Debate, em Porto Alegre (RS). O Movimento é uma rede de Saúde global formada no ano 2000, composta por trabalhadores(as), organizações da sociedade civil, acadêmicos(as), pesquisadores(as) e ativistas de mais de 90 países. A base das suas ações é o compromisso com a “Saúde para Todos”, conforme estabelecido na Declaração de Alma Ata sobre Atenção Primária à Saúde.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) participou do lançamento, que ocorreu dentro da programação do Fórum Social das Resistências 2020. “Esta publicação reforça o que estamos defendendo há muito tempo, o sistema público universal de Saúde, contra o que estão tentando implementar em nosso país – que retira das pessoas o acesso universal. Muito importante o CNS ter participado desse momento”, destacou Fernando Pigatto, presidente do CNS.

O suplemento especial é uma iniciativa do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e da Associação Latino-Americana de Medicina Social (Alames), que convocam uma ação mundial pelo direito universal à Saúde. “Essa revista apresenta artigos mostrando mobilizações em vários países do mundo e no Brasil. Também apresenta boas práticas, depoimentos de atores internacionais nessa luta e um documento da da 4ª Assembleia Mundial de Saúde dos Povos, que foi realizada em Bangladesh, em 2018”, explicou a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Cebes, Ligia Giovanella.

Uma grande variedade de análises e histórias do ativismo do MSP é compartilhada nesta edição. Os artigos ilustram as conexões entre as necessidades locais de Saúde, a economia política mundial e as maneiras pelas quais os(as) ativistas da Saúde estão, localmente, contribuindo para a construção de um movimento global.

Fonte: Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes)

594 total views, 1 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Accessibility