Lançamento ocorreu dentro da programação do Fórum Social das Resistências 2020
Com foco no trabalho do Movimento pela Saúde dos Povos (MSP), foi lançado, nesta quarta (22/01), o suplemento especial da revista Saúde em Debate, em Porto Alegre (RS). O Movimento é uma rede de Saúde global formada no ano 2000, composta por trabalhadores(as), organizações da sociedade civil, acadêmicos(as), pesquisadores(as) e ativistas de mais de 90 países. A base das suas ações é o compromisso com a “Saúde para Todos”, conforme estabelecido na Declaração de Alma Ata sobre Atenção Primária à Saúde.
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) participou do lançamento, que ocorreu dentro da programação do Fórum Social das Resistências 2020. “Esta publicação reforça o que estamos defendendo há muito tempo, o sistema público universal de Saúde, contra o que estão tentando implementar em nosso país – que retira das pessoas o acesso universal. Muito importante o CNS ter participado desse momento”, destacou Fernando Pigatto, presidente do CNS.
O suplemento especial é uma iniciativa do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e da Associação Latino-Americana de Medicina Social (Alames), que convocam uma ação mundial pelo direito universal à Saúde. “Essa revista apresenta artigos mostrando mobilizações em vários países do mundo e no Brasil. Também apresenta boas práticas, depoimentos de atores internacionais nessa luta e um documento da da 4ª Assembleia Mundial de Saúde dos Povos, que foi realizada em Bangladesh, em 2018”, explicou a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Cebes, Ligia Giovanella.
Uma grande variedade de análises e histórias do ativismo do MSP é compartilhada nesta edição. Os artigos ilustram as conexões entre as necessidades locais de Saúde, a economia política mundial e as maneiras pelas quais os(as) ativistas da Saúde estão, localmente, contribuindo para a construção de um movimento global.
Fonte: Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes)
656 total views, 1 views today