por André Barros (Estagiário de Jornalismo/CES-MG)
No dia 29 de janeiro é comemorado o Dia Nacional de Trasvestis e Transexuais, mais conhecido como o Dia Nacional da Visibilidade Trans. Em 2004, travestis e transexuais foram até Brasília/DF para lançar a campanha “Travesti e Respeito”, com o objetivo de promover cidadania, além de mostrar a relevância de suas ações no Congresso Nacional.
Essa campanha foi o primeiro ato nacional organizado pelas próprias trans e com a ampla repercussão, a data é lembrada e celebrada com ações para reafirmar a importância dessas pessoas e atrelar a palavra respeito à identidade travesti.

Anualmente, a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), divulga o Mapa dos Assassinatos de Travestis e Transexuais no Brasil. Em 2019, 124 pessoas transgênero foram assassinadas. O relatório aponta ainda que em 2018, foram registrados 163 assassinatos. Já em 2017, foram 179 casos.
Pensando nesse cenário de vulnerabilidade, a 9ª (8ª+8), Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais, realizada em junho de 2019 (mês do orgulho LGBT), pelo Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), aprovou a Resolução 11, que visa o fortalecimento de programas de qualificação de profissionais de saúde voltados para a população LGBT.
Além disso, no Relatório Final da Conferência, as delegadas e os delegados estaduais de saúde, priorizaram a necessidade de definir medidas urgentes de enfrentamento da discriminação, da violência de gênero nos estabelecimentos de saúde, com as devidas denúncias e reparações nas instâncias legais, e a implementação de políticas públicas, que integrem as equipes de saúde e assistência social para garantir a proteção das pessoas em situação de vulnerabilidade social de forma mais rápida e eficiente.
Adequação
Em Minas Gerais, a população trans que deseja se submeter ao Processo Transexualizador no Sistema Único de Saúde (SUS), é atendida nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de seus bairros e nas policlínicas de suas cidades. Tendo, ainda, dois ambulatórios especializados, um em Uberlândia, o o Ambulatório do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), e outro em Belo Horizonte, o Ambulatório de Dermatologia e Infectologia do Hospital Eduardo de Menezes (HEM), mais conhecido como Ambulatório Trans Anyky Lima.
A partir deste ano (2020) o Hospital Júlia Kubitschek, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) irá realizar a cirurgia de gênero em pacientes transexuais. Os procedimentos irão abranger masculinização e feminilização de tórax, correção de pomo-de-adão, prótese de mama e retirada de útero e ovários.
Conceitos
- A identidade de gênero é como você se reconhece: mulher, homem ou não binário (ou seja, aquele que não se vê como apenas uma coisa ou outra).
- A pessoa transexual ou transgênera é aquela que se identifica com um gênero diferente do que lhe foi atribuído ao nascer.
- Já quando falamos de orientação afetiva sexual, o enfoque é por quem você sente atração. Aqui temos as lésbicas, gays, bissexuais e heterossexuais.
- E as pessoas assexuais não têm atração sexual por qualquer pessoa.

2,621 total views, 2 views today
