Maternidade Leonina Leonor sem funcionar há onze anos

CES-MG participou de visita técnica com o Movimento Nasce Leonina

por André Barros (Estagiário de Jornalismo/CES-MG)

Na última quinta-feira (13), as conselheiras Gláucia Batista (CRESS-MG) e Ione Fortunato (Sintsprev-MG) representaram o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) em uma visita técnica à Maternidade Leonina Leonor, localizada na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte/MG, que deveria ter sido inaugurada em 2009.

A visita técnica foi promovida pelo Movimento Nasce Leonina, que nasceu em 2015, com o objetivo de planejar coletivamente ações de sensibilização da população e da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) sobre a importância da abertura da Maternidade, que trará a melhoria da assistência à saúde e formação adequada de profissionais, impactando nos indicadores perinatais, no enfrentamento à violência obstétrica e na redução das mortalidades materna, neonatal e infantil pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Conselheiras, conselheiros e comunidade na porta da Maternidade em Venda Nova

Nasce Leonina

De acordo com o Movimento Nasce Leonina, as obras foram concluídas há 11 anos e a maternidade nunca funcionou, sendo que custou aos cofres públicos R$5 milhões. Ainda segundo o Movimento, apenas 30% das gestantes são atendidas no próprio distrito, sem a qualidade adequada preconizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). As outras 70% são encaminhadas para as demais maternidades do município, obrigando a saírem de suas regiões onde moram.

Na última visita realizada pelo Movimento, em agosto de 2019, a coordenadora da Atenção à Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA-PBH), Fernanda Chaves, informou que estudos da secretaria mostram que será necessário R$ 1 milhão para a reforma do espaço que sofre com ações de vandalismo e do tempo.

Estrutura de atendimento

A Maternidade Leonina Leonor possui sete suítes com banheiros privativos, seis delas com banheira. Possui toda estrutura de bloco cirúrgico e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal, podendo atender diversas gestantes de Venda Nova e municípios vizinhos, sendo que é necessário a aquisição de equipamentos para o Centro de Parto Normal (CPN). Atualmente, as instalações estão tomadas por poeira, vários equipamentos foram furtados, além de outras partes desgastadas pela ação do tempo.

Promessas

Em uma roda de conversa no final da visita técnica, conselheiras e conselheiros municipais e estaduais de saúde e membros da comunidade no entorno da Maternidade, falaram sobre a importância dessa unidade de atendimento, que ainda permanece fechada por tantos anos e foi promessa de campanha da atual gestão da PBH.

Grupo de trabalho do Movimento Nasce Leonina