Trabalhamos em vários espaços, sempre com a população”

O dia 15 de maio é o Dia da/o Assistente Social e a conselheira estadual de Saúde e representante de trabalhadoras e trabalhadores por meio do CRESS-MG, Gabriela Amaral Dias, fala da importância da categoria, da sua atuação em diferentes espaços ocupacionais e da necessidade de valorização

O cenário de pandemia e do aprofundamento da crise política e social brasileira, têm evidenciado a importância do trabalho das/os assistentes sociais, juntamente a outras categorias profissionais, na linha de frente no combate à Covid-19, uma vez que trabalham diretamente com a população, inseridos nas múltiplas políticas públicas e sociais. 

Enquanto profissão inscrita na divisão sociotécnica do trabalho, o Serviço Social atua em diferentes espaços ocupacionais, dentre os quais muitos considerados como atividades essenciais, tendo em vista que nosso trabalho é fundamental para que a população tenha acesso a diversos serviços e políticas sociais disponíveis.

Dentre as/os profissionais expostos à contaminação, em razão do contato e atendimento à população, estão as/os assistentes sociais, muitas vezes trabalhando em condições inadequadas, espaços superlotados, com falta de insumos e/ou sem acesso ao Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), já havendo registros de mortes de profissionais da categoria, conforme aborda a edição de 1º de maio do CFESS Manifesta, o qual nomeia  as/os assistentes sociais que perderam suas vidas em virtude do Novo Coronavírus e do descaso do Estado brasileiro.

Nesse sentido, a temática do Dia da/do assistente social de 2020 dialoga com o tempo presente, dando destaque ao trabalho do profissional de Serviço Social, através do mote: “Trabalhamos em vários espaços, sempre com a população. Serviço Social: conheça e valorize essa profissão”. 

É tempo de resistência e esperança e, neste dia, saúdo todas e todos os companheiros de profissão e de luta, reconhecendo seu valor e contribuição para a sociedade, bem como estimulo a todas e todos que conheçam e valorizem essa profissão, que caminha em defesa do direito à liberdade, à emancipação humana e à vida. 

Gabriela Amaral Dias, conselheira estadual de Saúde, representante de trabalhadoras e trabalhadores por meio do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-MG) e servidora pública em Lagoa Santa

1,306 total views, 2 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Accessibility