MANIFESTO

O Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) posiciona-se contrário às “Orientações do Ministério da Saúde para tratamento medicamentoso precoce de pacientes com diagnóstico da Covid-19”, que recomendam o uso terapêutico de Cloroquina e Hidroxicloroquina. Tal colocação tem como justificativa o fato de que a decisão do Ministério da Saúde libera o uso medicação sem a observação de efeitos colaterais e de estudos científicos de eficácia da medicação, que, até o momento, apresentam-se incipientes e divergentes quanto a administração em pacientes com diagnóstico da Covid-19.  

Existe ainda, a completa ausência do respaldo técnico de instituições renomadas na área de Saúde Pública do país às orientações, como a Fundação Oswaldo Cruz, universidades e instituições de ensino e pesquisa. Por outro lado, a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), vêm reafirmando que a Cloroquina e a Hidroxicloroquina não foram identificadas como eficazes para tratar a Covid-19, e que devem ser utilizadas apenas em estudos clínicos supervisionados por médicas e médicos em ambiente hospitalar.

O CES-MG destaca ainda a Recomendação nº 042, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), divulgada no dia 22/05/2020, que considera “a necessidade inequívoca de evidência científica até mesmo para o uso compassivo (por compaixão) de qualquer medicamento, conforme previsto na Resolução RDC 38/2013 da Anvisa” e solicita ao Ministério da Saúde a suspensão imediata das Orientações para manuseio medicamentoso precoce de pacientes com diagnóstico da Covid-19, como ação de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus; que ao assessorar o governo federal, o Ministério da Saúde desempenhe seu papel na defesa da Ciência e a redução da dependência de equipamentos e insumos, construindo uma ampla e robusta produção nacional. Ao Ministério Público Federal recomenda tomar as devidas providências para que as orientações publicadas pelo Ministério da Saúde, sejam suspensas. Confira aqui a Recomendação nº 042 na íntegra.

Sobre o uso de Cloroquina e Hidroxicloroquina em Minas Gerais, o CES-MG recomenda que a Secretaria de Estado de Saúde oriente médicas, médicos e instituições de Saúde com base em estudos e comprovação científica e orientações da OPAS e OMS.

Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais

1,097 total views, 1 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Accessibility