CES-MG dá dicas para realizar reuniões virtuais durante o isolamento social

A pandemia de Covid-19 trouxe uma nova realidade para os conselhos de saúde do país. Com a necessidade do isolamento social e a da manutenção das atividades de controle social frente à crise sanitária, muitos conselhos continuam suas atividades online, como o Conselho Nacional de Saúde e o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG). Entretanto, alguns conselhos mineiros têm mantido as reuniões presenciais – o que não é recomendado devido à necessária proteção de todas e todos os conselheiros – ou deixaram de se reunirem, seja por dificuldades de apoio para fazer vídeo chamadas ou de acesso à internet.

Para colaborar, o CES-MG preparou um tutorial para facilitar a realização de reuniões virtuais pelo aplicativo Google Meet, que está disponível gratuitamente, até o dia 30 de setembro, e oferece recursos que podem ser utilizados de forma bastante simples e intuitiva.

Qualquer pessoa que tiver uma conta Gmail, pode criar uma sala de reunião, acessando https://meet.google.com/, clicando no botão iniciar uma reunião e em seguida, no botão participar agora. O site vai gerar uma janela com um link de acesso à reunião, que pode ser compartilhado por e-mail ou Whatsapp.

A participação poderá ser via computador ou celular e a/o participante não precisa ter uma conta Gmail.

É necessário ter caixa de som e microfone ou conectar um fone de ouvido com microfone integrado.

Quem usa o celular para participar precisa instalar o aplicativo Google Meet no Play Store ou App Store e conectar um fone de ouvido com microfone integrado.

DURANTE A REUNIÃO

Procure um local silencioso. Se a sua conexão estiver instável desligue a câmera por alguns minutos. Fazendo isso a conexão pode voltar a ficar estável e em seguida é possível ligar a câmara novamente.

Coloque a chamada no modo mudo e só retire quando for falar. No computador, é preciso mexer o mouse no meio da tela para que os botões de ativar e desativar câmera e microfone apareçam. No celular, é preciso tocar na tela.

A inscrição de fala pode ser feita por escrito, no chat da sala de reuniões do Google Meet. No computador, o chat fica no canto superior direito da tela. É preciso clicar em um ícone com formato de “balão de fala”. No celular, este ícone do CHAT está no centro da tela, logo abaixo da imagem da sala virtual.