Nota de pesar pelo falecimento do conselheiro municipal de Saúde de Betim, William de Souza Viana

O Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) manifesta seu pesar e consternação pelo falecimento do conselheiro municipal de Saúde de Betim, William de Souza Viana, no último dia 4. Conhecido como William “Sorriso”, foi um companheiro incansável de lutas na defesa do SUS, do Controle Social e de uma sociedade mais justa.

No Conselho Municipal de Saúde de Betim (CMS – Betim) era representante do segmento gestor e desempenhava um trabalho essencial para o Controle Social da Saúde: a construção da atuação em rede dos conselhos locais e regionais. Com isso, ajudou a coordenar as eleições dos colegiados nas 34 unidades básicas de saúde e nas 10 regionais administrativas do município. “William era uma ponte, um elo entre os conselhos municipal, regionais e locais e um companheiro muito querido”, diz Augusto Viana da Rocha, presidente do CMS – Betim.

Como conselheiro, William fez parte da delegação mineira do Congresso de Saúde Coletiva da Abrasco, em 2018 e representou o CMS – Betim na 9ª Conferência Estadual de Saúde. Além disso, participou do curso de capacitação e qualificação de conselheiros de Saúde, promovido pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) e pelo CES-MG, em 2018, firmando-se como um conselheiro muito atuante, colaborando com a coordenação das atividades preparatórias da 9ª Conferência Estadual de Saúde e da 16ª Conferência Nacional de Saúde.

O CES-MG presta solidariedade aos amigos e familiares por esta perda irreparável, neste momento de dor em que as palavras se tornam insuficientes para expressá-la.

A Missa de 7º Dia de William será realizada hoje (10/09), às 19h, na Igreja São Francisco de Assis, no bairro Angola, em Betim. O CMS e a Secretaria Municipal de Saúde de Betim irão promover uma homenagem ao conselheiro no dia 18/09, às 14h, também na Igreja São Francisco de Assis. Devido à pandemia da Covid-19, o acesso às duas cerimônias tem número restrito de pessoas.