CISTT-MG faz balanço de pautas e debates em sua última reunião de 2020

A Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT-MG), integrante do #CESMG, encerrou o ciclo de reuniões de 2020 com um balanço dos debates e encaminhamentos das pautas que envolveram a saúde das trabalhadoras e dos trabalhadores durante o ano. A apresentação foi realizada pelo conselheiro, representante de usuárias e usuários do SUS por meio da Central Única dos Trabalhadores (CUT-MG), Antônio Pádua, que lembrou que a continuidade dos trabalhos da CISTT só foi possível, mesmo em meio às adversidades da pandemia da covid-19, porque o CES-MG lançou mão de recursos virtuais e manteve as reuniões à distância.
.
No planejamento das atividades para 2021, a proposta é dar prioridade para os debates e ações que viabilizem as CISTT’s nos conselhos municipais de Saúde (CMS), oferecendo suporte e expandindo o diálogo qualificado para o estado. O vice-presidente do CES-MG, Ederson Alves, destacou a relevância e excelência do trabalho desempenhado pela CISTT-MG, que vem se fortalecendo a cada ano, desde a retomada em 2015, com o trabalho incansável desempenhado pelas membras e membros e pelo coordenador, Antônio Pádua, ressaltando ser fundamental reforçar a Política Estadual de Saúde da Trabalhadora e do Trabalhador.
.
Outro ponto de pauta nesta reunião, foi o impasse vivido por trabalhadoras e trabalhadores da Prefeitura de Lagoa Santa, que vêm sofrendo a violação de direitos por parte do município, causados por equívocos nos laudos médicos, emitidos por empresa prestadora de serviços à prefeitura, com atestados que comprometem, por exemplo, benefícios como a aposentadoria especial. A CISTT-MG irá encaminhar a matéria à Mesa Diretora do CES-MG para solicitar mais informações ao Conselho Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Santa; e que Ministério Público será acionado na demanda.