Grupos de trabalho do CES-MG avaliam respostas às diretrizes do PES 2020-2023

O Conselho Estadual de Saúde (CES-MG) reuniu, no dia 26/11, conselheiras e conselheiros estaduais de saúde, com o objetivo de avaliar as respostas da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) ao relatório dos seis grupos de trabalho que apreciaram o Plano Estadual de Saúde de Minas Gerais (PES) 2020-2023, nas reuniões realizadas nos dias 10/03, 31/08 e 21/09. Os seis grupos contaram as presenças de referências técnicas da Secretaria ligadas aos temas definidos em cada uma das seis diretrizes, com objetivos, metas e indicadores.

Grupos

O primeiro grupo ficou responsável por avaliar as repostas à expansão do acesso e a melhoria da qualidade da atenção primária, fomentando a incorporação de novas tecnologias, estimulando a integração de sistemas de informação e automatização de processos; enquanto o segundo grupo acompanhou os pontos relacionados ao fortalecimento da atenção secundária e terciária, por meio da expansão da oferta e melhoria da qualidade de serviços regionalizados.

A governança e regionalização da atenção à saúde foi o ponto central dos debates do grupo 3, que acompanhou o fortalecimento da estrutura, considerando as especificidades regionais e a necessidade de aperfeiçoar ações de apoio institucional junto aos municípios. O grupo 4 ficou responsável pelas respostas ao ponto recuperação do poder de gestão da Saúde no âmbito da judicialização, buscando solucionar problemas nas fontes originárias do conflito.

A qualificação e valorização do trabalho esteve na diretriz acompanhada pelo grupo 5 que envolveu a promoção da produção, e a disseminação do conhecimento científico e tecnológico, da inovação em saúde contribuindo para a sustentabilidade do SUS; e no grupo 6, o fortalecimento das instâncias de controle social ampliando os canais de interação de usuárias e usuários com garantia de transparência.