Vice presidente do CES-MG participa de reunião da Mesa Diretora do CNS

Na reunião, Ederson Alves afirmou a importância do CNS na orientação do Conselhos Estaduais de Saúde e a necessidade que a vacina chegue a todas e todos de forma igualitária

O vice-presidente do CES-MG, Ederson Alves da Silva, participou do Encontro Remoto da Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS) com os Conselhos Estaduais de Saúde, no dia 19/01. Na pauta, estava uma apresentação dos desdobramentos da vacinação contra a covid-19 e a continuidade do diálogo sobre as ações estratégicas para o fortalecimento e a defesa do SUS.

Todos os Conselhos puderam falar sobre o início da vacinação, logística de distribuição nos estados e das ações e estratégias de atuação do controle social em relação à pandemia. Ederson destacou em sua fala a importância das resoluções do CNS destinadas à orientação dos conselhos estaduais e municipais e informou que em dezembro o CES-MG reuniu-se com o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, que, na ocasião, disse que os estados e municípios não poderiam adquirir as vacinas antes do Ministério da Saúde.

Ressaltou ser fundamental que as vacinas cheguem à população de forma igualitária, garantida para todas e todos, sem que a iniciativa privada tenha alguma vantagem em relação a isso. Para conduzir o assunto em Minas Gerais, o CES-MG agendou uma reunião extraordinária no dia 25/01 para que a equipe técnica da SES-MG apresente o Plano de Vacinação contra a covid-19 em Minas Gerais. “Estamos confiantes com a campanha de vacinação e lamento que a bandeira do SUS não tenha sido estampada nas caixas que o Instituto Butantan utilizou para transportar as vacinas”, finalizou.

476 total views, 1 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Accessibility