O vice-presidente Ederson Alves da Silva, o 1º secretário do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CESM-G), Renato Barros e a conselheira estadual de Saúde, Gláucia de Fátima Batista, participaram do ato em defesa da Fundação Ezequiel Dias (Funed) para que o governo de Minas invista na instituição como produtora da vacina contra a covid-19.
O ato aconteceu nesta terça-feira (23/02), em frente à Funed e reuniu entidades sindicais, coletivos, mandatos legislativos e o Controle Social.
CES-MG participa de ato em defesa da Funed e da produção de vacinas contra a covid-19 em Minas
A principal reivindicação é de que a Funed tem potencial e capacidade científica para produzir as vacinas contra a covid-19, a exemplo do do Instituto Butantan, com a Coronavac, e da Fundação Oswaldo Cruz, com a vacina da AstraZeneca, em parceria com Universidade de Oxford.
A manifestação foi destaque na cobertura do jornal Estado de Minas e apresenta do posicionamento do vice-presidente do CES-MG.
“Temos uma fundação do porte da Funed com potencial totalmente desperdiçado em plena pandemia. Além disso, não temos sequer um acordo para compra de imunizantes. Enquanto isso, governos como o da Bahia fecham parcerias com a Rússia para recebimento de milhões de doses da Sputinik V. É lamentável”, afirmou.
Ederson Alves da Silva destacou o lançamento de um abaixo-assinado virtual, direcionado ao Executivo estadual, ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Até a tarde da terça-feira (23/02), o documento reunia 12,8 mil assinaturas.
Confira também a matérias veiculada no jornal Brasil de Fato com a fala do vice-presidente do CES-MG.
1,134 total views, 2 views today
Achei excelente esse apoio a nossa Funed em ajudar na fabricação da Vacina Covid. Parabéns ao Ederson e os colegas, por mais essa atitude. Quanto ao apoio do SUS eu estou com vcs, para o que ser e apesar da minha idade. Fraternalmente Pr Lúcio Presidente CMS Alvorada de Minas.