Secretária-geral do CES-MG participa de Webseminário Estadual de Saúde Bucal

A secretária-geral Lourdes Machado representou o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) na abertura oficial do Webseminário Estadual de Saúde Bucal, realizado pela Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG); Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG); e Conselho Regional de Odontologia, em comemoração ao Dia Nacional da Saúde Bucal, no dia 25/10/2021.

O tema do webseminário foi “a Rede de Atenção à Saúde Bucal do SUS-MG: avançando no rumo da integralidade e equidade” e contou com, dentre outras representações, o presidente do Cosems/MG e secretário Municipal de Saúde de Taiobeiras, Eduardo Luiz da Silva; o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti; o presidente Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, Raphael Castro Mota.

Ao longo da programação foram realizados diversos debates sobre diferentes temas, como: “Qual Atenção Primária à Saúde deseja construir?”; “As Redes de Atenção à Saúde: da Hierarquia à Poliarquia”; “Padrão de dispensação de antibióticos, prescritos por cirurgiões dentistas, no SUS-MG: os resultados da pesquisa”; e “Atenção à Saúde Bucal: as entregas para o SUS-MG”. Também foram apresentados produtos idealizados pela equipe técnica da Coordenação Estadual de Saúde Bucal como a Política Estadual; Sorria Minas; a proposta de atualização das regras e normativas da Rede de Atenção à Saúde Bucal de Minas Gerais; a revisão do financiamento estadual, a operacionalização do processo de trabalho das equipes de saúde bucal no contexto da construção social da Atenção Primária a Saúde; e a inclusão da odontologia hospitalar.

CES-MG como parceiro

Lourdes Machado destacou que é necessário fazer uma reflexão sobre a saúde bucal enquanto direito de cidadania e como necessidade de vida das pessoas, de uma vida digna. E o avanço dessa Política Estadual é possível por meio do diálogo.

A secretária-geral reforçou o compromisso do CES-MG em ser parceiro na implementação da Política Estadual de Saúde Bucal em Minas Gerais, na operacionalização das diretrizes estaduais para a rede de atenção em Minas Gerais. Segundo Lourdes, no Brasil há um grave retrocesso nas políticas públicas o que vai aumentar as iniquidades e vai provocar o estrangulamento ao acesso de bens e serviços da Saúde, dificultando o direito a Saúde no Brasil.

Lourdes ainda citou mais um compromisso do CES-MG que é o de enfrentar o negacionismo e a banalização das mortes por covid-19. “Não é mais possível que pessoas tratem com naturalidade as mortes na pandemia. Em paralelo à pandemia de covid-19, o Brasil passa pela fome, pelo frio, o desemprego. Por isso, a luta por políticas públicas públicas não pode parar, como a que a Saúde Bucal vem fazendo no estado de Minas Gerais”, disse.

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, destacou a importância do Webseminário e da Política de Saúde Bucal tratando sobre Atenção Primária, a Atenção Especializada e a Atenção Hospitalar que dentro de um Centro de Terapia Intensiva (CTI) é fundamental na redução de pneumonia respirativa e doenças que poderiam ser consideradas evitáveis dentro dos hospitais nessa linha de cuidado da saúde bucal.

Também pontuou que a saúde publica de Minas Gerais vive um novo momento, onde a SES/MG consegue dar previsibilidade às gestões municipais e prestadoras de serviços sobre orçamentos financeiros. “Este ano passou mais de R$ 380 milhões para municípios para a Atenção Primária, um recorde, pois o maior valor passado anteriormente foi em 2019, na casa de R$ 10 milhões, sendo que em 2018 não foi repassado nenhum valor.

Assista o Webseminário.

Texto: Assessoria de Comunicação CES-MG com informações do Cosems-MG