Vice-presidente do CES-MG recebe homenagem da ALMG pelo trabalho de destaque no enfrentamento à pandemia de covid-19

O vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) recebeu das mãos da deputada estadual Beatriz Cerqueira votos de congratulações como personalidade de destaque no enfrentamento da pandemia de covid-19 em Minas Gerais. A homenagem foi concedida pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no dia 15/12, no Auditório José de Alencar e é oferecida às pessoas que se destacam pela valorosa e importante história de atuação nas áreas da ciência, pesquisa, tecnologia e inovação, neste ano, em especial, no enfrentamento da pandemia.

Ao lado de Ederson, foram homenageadas e homenageados a presidenta do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte (CMSBH), Carla Anunciatta; a professora de Microbiologia Clínica e Biologia Molecular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Ana Paula Salles Moreira Fernandes; o médico infectologista, membro do Comitê de enfrentamento à covid-19 da Prefeitura de Belo Horizonte, Unaí Tupinambás; e o médico e pesquisador da Fiocruz Minas Gerais, Rômulo Paes de Souza. A mesa também foi composta por Magda Oliveira, representante do grupo de mulheres “Linhas do Horizonte”.

Beatriz Cerqueira disse que a comissão acompanhou e fortaleceu as instituições públicas de pesquisa, de Controle Social do Sistema Único de Saúde (SUS) na perspectiva do enfrentamento à pandemia de modo que essa responsabilidade de zelar pela vida é também uma responsabilidade parlamentar e do Poder Legislativo. Em um cenário desafiador para a sociedade, em que milhares de famílias enfrentaram a dor, o luto e dificuldades como o negacionismo, é preciso ressaltar para a memória coletiva aquilo que é significativo, destacando o trabalho das pessoas homenageadas para que a sociedade compreenda e valorize. “Os reconhecimentos aos nomes presentes foram propostos por mim, como presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, mas foram aprovados por unanimidade por pessoas membras presentes em cada votação, o que se torna em um reconhecimento da Assembleia Legislativa”.

A deputada disse ainda que acompanha o trabalho do Ederson na liderança do Conselho Estadual de Saúde, em plenárias comandadas por ele, no debate e na cobrança junto à Secretaria de Estado de Saúde. “Sei que o Ederson, assim como a Carla (Anunciatta) fazem a atuação in loco, de várias unidades de atendimento da saúde, em uma articulação importantíssima com as diversas regiões do estado. Sei que há anos, Ederson, você dedica a sua vida ao Controle Social, porque essa é uma diferença significativa, porque as pessoas que estão aqui não dedicam quatro ou oito horas por dia, a dedicação não é de relógio. Você dedica a sua vida à coletividade. Sei que você buscou estudar e se aperfeiçoar em pós-graduação, cada vez mais e com maior qualidade no Controle Social e o que o Conselho tem hoje é muito fruto do seu trabalho e da sua liderança”, destacou Beatriz Cerqueira.

Ederson falou sobre a importância da atuação do Controle Social e somada ao trabalho dos municípios, de instituições como a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), da Fundação Ezequiel Dias (Funed), de trabalhadoras e trabalhadores do SUS. “Agradeço e ressalto que não são apenas esses dois anos de pandemia, mas sim muitos anos de luta” e por isso “defendemos um SUS público e de qualidade”, com mais investimentos para a saúde. Espero ver um pais menos desigual e mais justo para todas e todos”, disse.

Acompanhe a solenidade de homenagem.