OPAS Brasil e Conselho Nacional de Saúde produzem dez documentários sobre boas práticas de conselhos de saúde no combate à covid-19

As experiências retratadas por videodocumentários foram selecionadas a partir do trabalho do Laboratório de Inovação – Conselhos de Saúde e Participação Social na resposta à covid-19 que identificou 35 experiências exitosas provenientes de todas as regiões brasileiras. Destas, 10 práticas foram registradas por videodocumentário para detalhar as ações de combate à pandemia e de proteção social às populações em situação de vulnerabilidade, por meio de parcerias entre instituições, universidades, conselhos de saúde e sociedade. O Laboratório de Inovação em Saúde é uma ferramenta de cooperação técnica da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil para identificar e sistematizar práticas exitosas desenvolvidas no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) teve duas experiências aprovadas e retratadas por videodocumentários. Uma abordou as plenárias regionais online, idealizadas para dialogar e fortalecer os Conselhos Municipais do estado frente à pandemia e à disponibilidade de leitos em cada região; discutir sobre a criação de colegiados regionais; conhecer as demandas de cada município e tomar decisões em consenso para o enfrentamento da covid-19. A outra apresentou a a experiência de comunicação remota e atuante do durante a pandemia .

Os documentário foi gravado à distância, para respeitar o distanciamento social, com a participação dos autores das práticas selecionadas que mandaram o próprio vídeo relatando a experiência, os desafios superados e as inovações realizadas. Os vídeos estão divididos em três eixos temáticos.

Saiba mais sobre a experiência de Plenárias Regionais do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais e a experiência de comunicação remota e atuante durante a pandemia de covid-19.