CES-MG participa do Seminário Estadual sobre Arboviroses 2021

O vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), Ederson Alves, participou do Seminário Estadual sobre Arboviroses 2021 – Dengue, Zica, Chikungunya e Febre Amarela, promovido pela SES-MG, no auditório da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), dos dias 15 a 17/12. O objetivo foi apresentar o Plano Estadual e Municipais de Contingência das Arboviroses Urbanas (PEC e PMC, respectivamente).

Ederson participou no dia 17 da Mesa “Ações propostas para o período sazonal 2021-2022, apresentando o tema “o papel dos Conselhos de Saúde nos planos estadual, regional e municipais de Contingência para Enfrentamento das Arboviroses, e nos comitês estadual, regionais e municipais”.

O vice-presidente disse que os conselhos municipais de Saúde terão que aprovar os PMC e, por isso, é importante o envolvimento do Controle Social nessa discussão para planejar, organizar e desenvolver ações e serviços em Saúde para o enfretamento de possíveis epidemias de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. “Além de participar da aprovação, os conselhos devem ajudar na mobilização porque é muito importante combatermos o Aedes Aegypti e outras arboviroses”, ressaltou.

O PEC já foi apresentado ao CES-MG, bem como, futuramente, às conselheiras e conselheiros municipais, que devem aprovar o plano a nível local.