CES-MG participa de Encontro Remoto da Mesa Diretora do Conselho Nacional com os Conselhos Estaduais e Municipais (das capitais) de Saúde

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) reuniu-se com representantes dos conselhos estaduais e municipais (das capitais) de Saúde para dialogar e alinhar estratégias de fortalecimento das ações do Controle Social da Saúde diante da pandemia de covid-19, além das atividades da Semana da Saúde, em abril, e próximas Conferências Nacionais de Saúde, em especial a 17ª Conferência.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), Ederson Alves da Silva, e a secretária-executiva, Graziella Matias, participaram do encontro. O presidente do CNS, Fernando Pigatto, saudou Ederson pelo mandato como o presidente do CES-MG, depois de 31 anos que o órgão estava sendo presidido pelo secretário de Saúde. Destacou que a eleição assegurada pela Justiça é uma conquista que precisa ser celebrada e que em todo país podemos ter presidentas e presidentes eleitas/os pelo pleno.

Ederson disse que o Ministério Público reconhece o poder deliberativo dos Conselhos e isso é importante para Minas e para o Brasil. “O Judiciário fala que podemos fazer as mudanças necessárias para dar a autonomia aos conselhos, independente da gestão reconhecer ou não”, ressaltou. Ele acrescenta que é fundamental fazer a defesa forte do Controle Social neste momento que o Brasil está enfrentando e precisamos de mais financiamento para o SUS.

Pigatto também destacou a importância de estruturar uma rede potente de conselhos com capilaridade, atuante e disse ser necessário impregná-la de alegria a luta, em um ano dinâmico e importante com a realização de conferências de Saúde Mental e de Saúde Indígena.

A secretária-executiva do CES-MG, Graziella Matias, informou que na Semana da Saúde o CES-MG promove, por meio da Comissão Intersetorial de Saúde da Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT/MG), nos dias 5 e 6 de abril, terça e quarta-feira, o Webinário sobre saúde da trabalhadora e do trabalhador: Ampliando debates e redefinindo caminhos no controle social, transmitido pelo canal da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) no Youtube: youtube.com/escolasaudepublicamg.