CISTT-MG promove ato público sobre condições e prevenção de acidentes de trabalho, no Dia Mundial da Saúde

As Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) dos Conselhos Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG); e Municipal de Saúde de Belo Horizonte, realizaram no dia 7 de abril de 2022, na Praça Sete, em Belo Horizonte, um ATO PÚBLICO em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. O evento também foi apoiado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) Municipal e Regional, Sindicato dos Bancários de BH e região, CUT e Sindicatos filiados. O objetivo foi discutir a necessidade de melhores condições de trabalho para trabalhadoras e trabalhadores; o lançamento da campanha Abril Verde, movimento que luta pela prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais; e a promoção da Saúde.

O ato contou com participações de membras e membros de diversos órgãos, como o secretário-geral do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Bruno Pedralva, que reforça a parceria entre as organizações envolvidas e destaca a importância da trabalhadora e do trabalhador procurarem ajuda em caso de algum problema de saúde. “Os casos mais graves, além de serem atendidos nos postos de saúde, podem ser encaminhados para os CEREST’s, que são centros de referência de saúde da trabalhadora e do trabalhador”, ressaltou.

O coordenador da CISTT-BH e diretor do Sindicato dos Bancários, Marco Aurélio Alves, celebra o Dia Mundial da Saúde e reforça a importância do ato para dar instruções à população sobre saúde e segurança no trabalho. “O mês de abril vai ser um mês totalmente dedicado à importância desse tema: saúde no trabalho e saúde da trabalhadora e do trabalhador”, relembra Marco Aurélio, uma vez que, além do dia 7 de abril ser celebrado o Dia Mundial da Saúde, dia 28 de abril é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho.

Por fim, o coordenador da CISTT/MG, Antônio Pádua, falou sobre a percepção errônea que as pessoas possuem de saúde, buscando ajuda somente ao precisar de remédios, quando na verdade, a Saúde engloba todas as condições, como água potável, tratamento de esgoto e garantias de alimentação saudável. “A gente começa pelos trabalhadores e trabalhadoras, nós vamos sim conscientizar essa população do que é Saúde de verdade. É isso que o Conselho Estadual e nós da CISTT almejamos para nossa população”, finalizou.