ESP-MG divulga edital de seleção para a 41ª turma de Especialização em Saúde Pública

As inscrições poderão ser realizadas de 21/10/2022 até o dia 21/11/2022.

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) torna público o edital de seleção de alunos para a 41ª turma da Pós-Graduação lato sensu– Especialização em Saúde Pública. As inscrições estarão abertas do dia 21/10/2022 até o dia 21/11/2022 e deverão ser realizadas pelo site: http://sigae.esp.mg.gov.br/

Clique aqui para acessar o edital completo, com todas as informações referentes ao processo seletivo.

A especialização acontecerá em regime presencial e o objetivo do curso é possibilitar a formação crítico-reflexiva de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), na perspectiva da Educação Permanente em Saúde, visando ao fortalecimento do SUS.

Serão oferecidas um total de 35 vagas: sendo 25 (vinte e cinco) vagas para trabalhadores inseridos na atenção à saúde e/ou vigilância em saúde e/ou na gestão do sistema público de saúde, atuantes no Estado de Minas Gerais em instituições que compõem o SUS vinculadas a qualquer esfera administrativa (municipal, estadual ou federal), com exceção de trabalhadores que atuam na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), nível central e regional. E as outras 10 (dez) vagas serão disponibilizadas especificamente para servidores públicos efetivos estáveis e em exercício na Secretaria de Estado de Saúde Minas Gerais (SES-MG), nível central ou regional.

Esta Especialização é a oferta educacional mais tradicional da ESP-MG e é reconhecida pelos trabalhadores do SUS no Estado e também pelas instituições formadoras em saúde de outros Estados do país, tendo sido acreditada pela Agência de Acreditação Pedagógica da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), em fevereiro de 2017.

Carga horária e pré-requisitos

O curso terá carga horária de 360 (trezentos e sessenta) horas de aulas presenciais e 40 (quarenta) horas destinadas à elaboração e à apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), perfazendo carga horária total de 400 (quatrocentas) horas e terá duração de 18 (dezoito) meses, com previsão de início em março de 2023 e término em outubro de 2024, sendo 15 (quinze) meses letivos com aulas presenciais e 03 (três) meses para desenvolvimento do TCC.

As atividades letivas serão concentradas em 03 (três) dias por mês, de quarta a sexta-feira, de 08h às 17h, na sede da ESP-MG, em Belo Horizonte.

São pré-requisitos para se inscrever no processo seletivo: Possuir escolaridade de nível superior, comprovada por meio de certificado ou declaração de conclusão de curso de graduação, expedido por Instituição de Ensino Superior credenciada pelo Ministério da Educação (MEC); atuar, no âmbito do Estado de Minas Gerais, como trabalhador da atenção à saúde e/ou da vigilância em saúde e/ou da gestão do sistema público de saúde em instituições que compõem o SUS vinculadas a qualquer esfera administrativa (municipal, estadual ou federal). No caso de instituições hospitalares filantrópicas, serão consideradas apenas aquelas que possuem, no mínimo, 60% de atendimento SUS.

No caso de candidatos da SES-MG, deve-se ser servidor público efetivo estável em exercício na Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, no nível central ou regional (Superintendências e/ou Gerências Regionais de Saúde) e possuir anuência e liberação institucional para participação no curso, expedida a partir da data de publicação do edital, nos termos do Anexo I.

Tradição e reconhecimento

A ESP-MG é uma Escola de Governo e uma instituição vinculada tecnicamente à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e faz parte, juntamente com a SES, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), da Fundação Ezequiel Dias (Funed) e da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas), do Sistema Estadual de Saúde.

As Escolas de Governo são criadas e mantidas pelo poder público estadual e municipal, para a formação e desenvolvimento de servidores públicos. E a ESP-MG já tem uma longa tradição na formação de sanitaristas, sendo que a primeira edição do curso de Especialização em Saúde Pública foi realizada em 1947, um ano após a criação da Escola, que neste ano completou 76 anos de fundação.

Confira abaixo o passo a passo para realizar o cadastramento no sistema e posterior inscrição no processo seletivo:

– Acessar o endereço http://sigae.esp.mg.gov.br/

– Fazer cadastro criando usuário e senha.

– No campo: Usuário – clicar em Inscrições Abertas.

– Selecionar: Inscrição Especialização em Saúde Pública – Turma 2023-2024

– Fazer a inscrição preenchendo as informações solicitadas e anexando todos os documentos exigidos. Os documentos devem estar em arquivo em formato PDF.

– A confirmação da inscrição será enviada para o e-mail cadastrado.

– Todas as informações encontram-se no Edital.

Atenção!

A divulgação da relação dos candidatos aprovados e classificados será divulgada no site: www.esp.mg.gov.br no dia 19/12/2022

Já o resultado final da seleção, após o período de recursos, será publicado no site da ESP-MG: www.esp.mg.gov.br no dia 27/12/2022, com a divulgação dos candidatos classificados para convocação de matrícula.

Ø Confira todas as informações no Edital nº. 05/2022

Ø Acesse aqui o link para inscrição: http://sigae.esp.mg.gov.br/

Ø Dúvidas e outras informações pelo e-mail: saudepublicaespecializacaoesp@gmail.com

Texto: ESP-MG