Oficinas de Educação Permanente preparam conselhos em Juiz de Fora

No dia 20 de outubro o presidente do CES-MG, Ederson Alves, participou da abertura das Oficinas de Educação Permanente das Conselheiras e Conselheiros Locais, Regionais e Municipais de Saúde na cidade de Juiz de Fora, que contou com a participação da prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão; do secretário de Saúde, Ivan Chebli; da vice-reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Girlene Alves da Silva; e do vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Wellington de Assis Moraes.

A capacitação de conselheiras e conselheiros de Saúde é de extrema importância para melhorar e intensificar suas competências, e é também uma conduta da Política Nacional de Educação Permanente no SUS. Serão capacitadas/os conselheiras e conselheiros de Saúde, representando doze regiões de Saúde da cidade. O curso ocorrerá durante o fim deste ano e ao longo do próximo, e terá temas que abordam financiamento, Controle Social, gestão do SUS, direitos e deveres, dentre outros.

Ederson ressaltou que é importante capacitar as conselheiras e conselheiros para sua atuação no Controle Social. Acrescentou que as deliberações dos conselhos devem ser respeitadas nas esferas municipais, estaduais e nacionais e parabenizou todas as conselheiras e conselheiros que seguem na luta diária para a melhora do SUS.

O evento contou também com a palestra de tema “O Sistema Único de Saúde: Gestão, Financiamento e o Controle Social”, realizada pela professora do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFJF, Danielle Teles da Cruz.