A reunião também teve como pauta a 17ª Conferência Nacional de Saúde e o diálogo com equipe de transição do governo federal na área da saúde

A reunião da Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde com presidentes e secretárias/os executivas/os dos conselhos estaduais e municipais foi realizada nos dias 29 e 30 de novembro, em Brasília/DF. Participaram do evento, o presidente do CES-MG, Ederson Alves, o secretário-geral do CES-MG, Pedro Cunha e o conselheiro estadual de Saúde e presidente do Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Antônio Pádua Aguiar.

A reunião teve como objetivo dialogar sobre as estratégias para o fortalecimento das ações do Controle Social; construir e debater a agenda para a 17ª Conferência Nacional de Saúde; discutir o papel e organizar a atuação das lideranças dos conselho estaduais de Saúde; e dialogar com membras e membros da equipe de transição de governo federal  para a pasta da Saúde.

Ederson destacou a importância da reunião para o Controle Social e a agenda de qualificação de conselheiras e conselheiros. A pauta sobre a 17ª Conferência Nacional de Saúde trouxe também a relevância da mobilização e participação social para que seja uma conferência representativa.

O secretário-geral Pedro Cunha ressaltou que nos últimos anos o Controle Social, apesar de ter encontrado muitos desafios e de não ver suas ações efetivadas, continuou firme na resistência contra setores que ameaçam o SUS. “Esperamos agora, no novo governo, participar contribuindo com propostas que possam melhorar a vida de todos os brasileiros, atuando na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde. Conversamos com a equipe de transição da área da saúde do governo Lula, espaço onde foi possível opinar levando as dificuldades de cada setor e de cada região, mas também apontando soluções”, reforçou.

1 comentário em “CES-MG participa de reunião com a Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde para avaliar prioridades do Controle Social

• Parabéns pela matéria!
    Parabéns a equipe de comunicação que sempre destaca a participação do CES MG nas pautas de relevância na saúde…