Frente Parlamentar Mista em Defesa do SUS é lançada na 10ª Conferência Estadual de Saúde

A Frente Parlamentar Mista em Defesa do SUS, iniciativa política que, junto à sociedade civil, irá focar especificamente nos desafios e na defesa do SUS, foi lançada durante a 10ª Conferência Estadual de Saúde de Minas Gerais, no dia 29/5. A frente parlamentar é uma iniciativa da deputada federal, Ana Pimentel, uma das idealizadoras .

Ana Pimentel ressaltou a importância de lançar a frente na 10ª Conferência Estadual de Saúde – Conselheiro Paulo Roberto Venâncio de Carvalho. “Esse momento que duramente construímos ao longo dos anos. Precisamos nos lembrar que o Sistema Único de Saúde é fruto da nossa democracia, constituindo como uma prática cotidiana de cuidado. Estamos constituindo uma força pública de defesa do SUS para o povo brasileiro”.

A presidenta do Conselho Estadual de Saúde, Lourdes Machado, ressaltou que Minas tem o privilégio de sediar o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do SUS. Um momento não só democrático, mas também de resistência nesse contexto de constantes ameaças ao nosso Sistema público. “A criação e lançamento desta Frente Parlamentar é uma forma de manter viva a luta por direitos, é manter aceso, coeso e forte o processo de organização permanente, autônomo e independente capaz de alimentar desejos e gerar novas subjetividades fortalecendo as diversas organizações populares”.

Durante a solenidade, deputadas, deputados, vereadoras e vereadores e representantes de entidades da sociedade civil puderam fazer a defesa do SUS e da promoção da saúde como responsabilidade pública.

Fotos: Fábio Marchetto (SES-MG)

Assista ao lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do SUS