Nos dias 21 e 22 de junho, o vice-presidente do CES-MG, Pedro Cunha e a 1ª secretária geral do CES-MG, Gláucia Batista participaram do evento “Gestão do Trabalho e Educação na Saúde”, realizado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro.
O evento contou também com a participação do conselheiro estadual de saúde do Rio de Janeiro, André Ferraz. Os conselheiros trocaram informações a respeito do recuo da administração fluminense depois de experiências malsucedidas da participação das Organizações Sociais nos equipamentos públicos de saúde do estado do Rio de Janeiro. Foi citado a lei estadual 8.986/20, que proíbe qualquer tipo de terceirização na saúde pública do Rio de Janeiro a partir de 31 de julho de 2024.
Privatização em Minas Gerais
Apesar de sucessivas tentativas, o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais luta e tem obtido sucesso para impedir que a rede de saúde de Minas Gerais seja administrada por setores privados, o que resultaria em corrupções e na precarização dos serviços públicos de saúde.