Promotora Josely Pontes recebe o título de Cidadã Honorária de Belo Horizonte

A promotora de Justiça da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, Josely Ramos Pontes, recebeu no dia 25/8 o título de cidadania honorária de Belo Horizonte, concedido pela Câmara Municipal, em um projeto de autoria do vereador Bruno Pedralva.

Bruno explicou que o título de Cidadania Honorária é dado a quem não nasceu em Belo Horizonte, mas presta serviços relevantes à cidade, como é o caso da promotora com o seu trabalho em defesa da saúde na capital mineira. Bruno também disse que a promotora foi a primeira pessoa cogitada para receber o título no início de seu mandato como vereador, em fevereiro. “Josely, ao longo de cada ação como promotora e cidadã, deixa claro que é uma defensora dos princípios do SUS”, destacou Bruno, ao explicar os motivos que fizeram a promotora merecer o título de cidadã honorária.

Representantes da Mesa Diretora e membras e membros do CES-MG estiveram presentes na solenidade. A presidenta do CES-MG, Lourdes Machado, parabenizou a Josely Pontes e destacou sua luta em defesa do controle social, da saúde pública e da democracia participativa em Minas Gerais. “O apoio do ministério público da saúde foi e é importante na luta contra as terceirizações que o governo estadual vem tentando implantar nos hospitais da Fhemig, nos hospitais regionais e agora com a Fundação Ezequiel Dias (Funed). Destaco também o apoio para cumprir a legislação do controle social e eleger à presidência do conselho pelo voto direto”, ressaltou Lourdes. Por fim, a presidenta salientou a defesa da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial feita pela promotora.

Josely agradeceu o título e disse que “em 21 anos de vida [em Belo Horizonte], eu sou uma pessoa imensamente melhor por causa dessa convivência com vocês”. Josely também destacou o papel das pessoas conselheiras no sistema de saúde, afirmando que essas pessoas foram sua motivação para não desistir de sua trajetória. Mais uma vez a promotora defendeu o Sistema Único de Saúde como um projeto político inclusivo a partir do controle social.