Mesa Diretora do CES-MG se reúne com CMS de Passos, em vista ao município

A Mesa Diretora do Conselho Estadual de Minas Gerais (CES-MG) visitou o município de Passos, entre os dias 22 e 23/8, para da solenidade de entrega da medalha de reconhecimento Expoente da Saúde 2023 na cidade e para se reunir com a Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde e com o secretário Municipal de Saúde, Thiago Agnello para uma conversa sobre a atuação o controle social no município.

Expoente da Saúde

Realizado pelo segundo ano, no dia 22/8, o Expoente da Saúde é um evento organizado pelo Conselho Municipal de Saúde de Passos e concede uma medalha a uma pessoa trabalhadora da área da saúde. Segundo o presidente do conselho James Soares, que informa o interesse em tornar o evento recorrente, a iniciativa estreita os laços entre pessoas usuárias, trabalhadoras e controle social, ressaltando qual é o trabalho do conselho de saúde e valorizando profissionais de saúde.

A escolha das pessoas indicadas e de agraciadas se dá entre membras e membros do conselho, 20 titulares e 20 suplentes. Na edição desse ano, o vencedor foi o médico Vivaldo Soares Neto, provedor da Santa Casa de Passos.

Reunião com o CMS e a SMS de Passos

Para além da celebração, a visita a Passos também possibilitou uma reunião do CES-MG com a Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Passos, no dia 23/8. A reunião funcionou, principalmente, para expor a importância de um CMS estruturado e participativo.

“O CES-MG expôs para representantes da Secretária Municipal de Saúde a diferença que faz um conselho municipal engajado com a população no que diz respeito à resultados em saúde, além de ter reforçado o que preconiza a lei em relação a atuação dos conselhos”, explicou o presidente do CMS de Passos, James Soares.

O secretário de saúde de Passos Thiago Agnello se mostrou satisfeito com a reunião e agradeceu ao CES-MG pela visita nesse momento que, nas palavras dele, é um momento de embasamento, unificação, conscientização e trabalho em conjunto da secretaria de saúde com o conselho de saúde. O secretário agradeceu ainda o conselho e o seu presidente James Soares por desenvolver esse papel de trazer a voz e as questões do povo e trabalhar nessa proximidade entre os órgãos.

A presidenta do CES-MG Lourdes Machado também se mostrou satisfeita com os resultados da visita ao município; “Participamos da entrega de homenagens para trabalhadoras e trabalhadores do SUS, no evento ‘Expoente da Saúde’, promovido pelo Conselho Municipal de Saúde; foi um momento precioso. No dia seguinte a reunião entre o Conselho Municipal, o Conselho Estadual e o Secretário de Saúde foi bastante produtiva e os encaminhamentos foram potentes para avançar o controle social no município”, disse a presidenta.

1 comentário em “Mesa Diretora do CES-MG se reúne com CMS de Passos, em vista ao município

• Mais um vez só temos a agradecer e parabenizar o CES de MG, na pessoa da Lu Machado(Presidente) e sua Mesa Diretora, Pedro Cunha(Vice Presidente) e Erli(Secretário Geral)por promoverem entre as Instituições: Secretaria Municipal de Saúde, na pessoa do Secretário, Thiago Agnello, CMS de Passos, na pesssoa de seu Presidente James Soares e a Mesa Diretora, Ricardo Andrade, (Vice Presidente), Pamela(2°Secretária) demais Conselheiras e Conselheiros e também por nos servir a mesa um banquete de Controle e Democracia plena.
    Grato a todos vocês!
    Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Passos-James Soares