CES-MG participa de apresentação dos Planos Macrorregionais de Saúde do PRI

No dia 25/8, o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais Pedro Cunha participou de uma oficina de apresentação dos Planos Macrorregionais de Saúde do Planejamento Regional Integrado de Minas Gerais, produzidos pelas pessoas trabalhadoras das 14 macrorregiões de saúde de Minas Gerais, com a finalidade de construir o Planejamento Regional Integrado (PRI). O evento, realizado no Ouro Minas Hotel foi promovido pela Secretaria de Estado de Saúde e pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems MG). Participaram também representantes do Ministério da Saúde (MS), dirigentes, analistas e articuladores do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC).

A Mesa de abertura foi composta pela secretária Estadual Adjunta de Saúde de Minas Gerais, Poliana Cardoso Lopes, pelo subsecretário de Regionalização, Darlan Thomaz Pereira, e por representantes da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), do MS, do HAOC e do Cosems MG.

Os representantes do MS falaram da expectativa de receber o PRI, para fazer o planejamento e preparar o financiamento da parte que compete ao Ministério da Saúde. Os apresentadores das 14 macrorregiões destacaram as diretrizes, objetivos, metas e indicadores (DOMI) e também gravidade, urgência e tendência (GUT).

O vice-presidente Pedro Cunha pontuou sobre o vazio assistencial que existe na região Noroeste e a dificuldade de fazer o planejamento ascendente das regiões onde há municípios muito próximos de grandes centros, porém de outros estados e, no entanto, está referenciado em cidade polo de macrorregião muito distante e com poucas ofertas de procedimentos na saúde. O conselheiro observou ainda que, para contribuição dos trabalhos, não usaram os relatórios das Conferências Municipais e Estadual de Saúde, ou pelo menos não os citaram. Cabe agora aos conselhos se atentarem para a contemplação das propostas da 10ª Conferência Estadual de Saúde na elaboração do PES 2024 a 2027.