Vinte e três municípios da região de Teófilo Otoni estiveram no Participa+

A 1ª secretária e coordenadora da Câmara Técnica de Educação Permanente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), Gláucia de Fátima Batista, acompanhou a etapa presencial da Oficina para Conselheiros/as de Saúde e Lideranças de Movimentos Sociais, realizada em Teófilo Otoni. A oficina, que teve a 1ª etapa realizada de forma virtual no dia 1ª de setembro, ocorreu nos dias 14 e 15 do mesmo mês, presencialmente, contemplando a 2ª etapa. Vinte e três municípios da região estavam representados na oficina.

Gláucia afirmou que a formação obteve um grande engajamento de pessoas conselheiras e representantes de movimentos sociais e que a oficina contou com diversas atrações para animar as pessoas. “Todas as pessoas colaboraram com conteúdos, algumas vieram de longe só para poder participar”, disse.

As oficinas de formação que ocorrem em Minas Gerais são uma realização do Conselho Nacional de Saúde, executada pelo Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP), em parceria com o CES-MG e financiada pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e visam formar pessoas conselheiras e lideranças para o controle social no SUS.

As oficinas seguem as diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social no SUS do CNS, problematiza temas como conceitos de Saúde, história da política pública de saúde no Brasil, o SUS, seus princípios, diretrizes, grandes desafios, modelos de atenção de saúde, financiamento e orçamento do SUS, controle social e democracia entre outros, sempre a partir dos territórios e de metodologias participativas e dialógicas. Também, oferece vários subsídios pedagógicos tanto para o desenvolvimento das oficinas quanto para aprofundamentos posteriores.

Próximas oficinas

A próxima oficina será realizada na região de Ituiutaba, é destinada a todos os municípios da região e ainda está recebendo inscrições. A 1ª etapa será em uma oficina virtual realizada em 2 de outubro, à tarde, e a 2ª etapa, presencial em Ituiutaba, será nos dias 16 e 17 de outubro, o dia todo.

Faça a sua inscrição aqui.