SAMU 192 comemora 20 anos e Minas Gerais recebe ampliação da frota de ambulâncias

O vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), Pedro Cunha, participou no dia 9/11, no Aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte, da entrega da ampliação e renovação da frota de ambulâncias do SAMU para municípios de Minas Gerais.

O evento, que celebra os 20 anos do SAMU 192, foi promovido pelo Ministério da Saúde e contou com as presenças do secretário de Atenção Especializada à Saúde, do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhaes; da superintendente regional do Ministério da Saúde, Maflávia Ferreira; do secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti; do secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Danilo Borges, do deputado federal Rogério Correia e da deputada Leninha, representando a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O evento contou ainda com a prensa de representantes do legislativo de municípios e do estado, além de prefeitos de cidades contempladas com as ambulâncias.

Pedro Cunha enfatizou a importância de todo o estado ser atendido pelo SAMU. Ressaltou também que o serviço de atendimento móvel precisa retomar as suas origens, como um sistema robusto de regulação de toda a entrada de urgência e emergência. “O SAMU não pode pegar um paciente acidentado por uma falha no sistema de trânsito, levar esse paciente para o atendimento e depois devolve-lo para a sociedade sem que faça uma observação, cientificação, notificação no setor responsável por sinalizar as vias de circulação”, disse, dando enfoque no papel do SAMU como notificante com órgãos públicos no intuito de prevenir que os acidentes se repitam e melhorar as condições para a atenção primária.

Helvécio Magalhães destacou que nesses 20 anos, o país tem 87% da população brasileira atendida e a ampliação e renovação da frota serve para garantir o restante da cobertura. De acordo com o secretário, será feita a publicação de edital para mais 1800 ambulâncias para a primeira renovação da frota e mais outras 850. “Vamos fazer a cada ano essas duas mil ambulâncias de renovação da frota. Esse esforço em Minas Gerais é parte da universalização do SAMU”, disse

Fábio Bacheretti disse que o SAMU é uma ferramenta de organização do sistema de Saúde e que está chegando no estado inteiro. “O SAMU tem esse poder de ser rápido com o paciente grave e de levar o paciente para o lugar certo e isso é fundamental para o desfecho. O SAMU de Minas Gerais já e um grande exemplo para outros estados”.