Delegação do CES-MG participa de oficinas sobre lutas sociais e vigilância em saúde no 9º Simbravisa

Simpósio ocorre em João Pessoa e aborda o tema “Vigilância Sanitária: direito à saúde e o fortalecimento do SUS”

A delegação que representa o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) participou de duas oficinas nos dias 20 e 21/11, durante o 9º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa), organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), em João Pessoa (PB). Participam a 2º secretária do CES-MG, Marília Santos (Federassantas); o conselheiro Geraldo Heleno (Federação de Aposentados e Pensionistas); e a conselheira Leida Uematu (Fórum Mineiro de Saúde Mental).

A primeira oficina teve como tema as lutas sociais para garantia do direito integral ao SUS e organizada pelo Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais e pelo conselheiro estadual de saúde Rilke Novato Públio e pela professora de Sociologia em Saúde da Fiocruz, Berenice de Freitas. O objetivo foi debater o direito integral à saúde, o papel do controle social e dos movimentos sociais na luta pelo SUS.

Durante a oficina, foi exibido o documentário Toda Forma de Ser seguido de uma discussão sobre o direito à saúde no contexto do zika vírus, a necessidade de garantia de ações e serviços de saúde, a importância da participação das famílias afetadas e do controle social no SUS. O conselheiro Geraldo Heleno disse que foram apresentados relatos pessoais de mães de crianças da Paraíba, acerca de sofrimentos e dificuldades sociais que vivem. “Foram momentos de muita emoção, mas também foram momentos para nos mostrar o quanto precisamos estar vigilantes e coesos no Brasil inteiro para lutar permanentemente pelo Sistema Único de Saúde – SUS, como conquista nossa, do povo brasileiro”, ressaltou. Durante a oficina foi redigida a “Carta de João Pessoa – Um olhar sobre a Síndrome Congênita de Zika” e que será divulgada para toda a sociedade.

A delegação participou, no dia 21, da oficina do Conselho Nacional de Saúde, com o tema “Vigilância, Imunização e Controle Social: Integrando o Cuidado em Saúde”. A 2ª secretária do CES-MG, Marília Santos acompanhou a discussão sobre a produção nacional de vacinas e a dependência tecnológica no Brasil. Foram abordadas questões sobre a forma como isso afeta a sociedade. “Foram abordados exemplos como a corrida para a compra das vacinas na pandemia e a espera para conseguir por causa do mercado, escassez, preços altos, a longa espera, frente a emergência que estávamos passando. O governo precisa investir em pesquisa e ter uma dependência menor de outros países no que se refere à fabricação de vacinas”, disse.

Ela acrescenta que “o controle social sempre será uma ferramenta potente para trazer sempre à tona essa pauta, além de ser um fiscalizador no acompanhamento da execução da política de vigilância em saúde em relação às vacinas no município”.

A Vigilância em Saúde é o processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise de dados e disseminação de informações sobre eventos relacionados à saúde, visando o planejamento e a implementação de medidas de saúde pública, incluindo a regulação, intervenção e atuação em condicionantes e determinantes da saúde, para a proteção e promoção da saúde da população, prevenção e controle de riscos, agravos e doenças. A Vigilância em Saúde envolve a Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, Vigilância Sanitária e Vigilância de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

Sobre o 9º Simbravisa

O 9º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa) está sendo realizado no Centro de Convenções de João Pessoa, entre os dias 20 e 24 de novembro, sendo que as atividades de pré-congresso serão nos dias 20 e 21 de novembro. Com o tema “Vigilância Sanitária: direito à saúde e o fortalecimento do SUS”, o evento irá reunir pesquisadores, professores, estudantes, gestores e trabalhadores da Vigilância Sanitária, além de representantes de vários órgãos e entidades da sociedade civil.

Em sua nona edição, o simpósio terá a pandemia da covid-19 como tema transversal. Quanto aos eixos temáticos, os participantes terão a oportunidade de debater a “proteção da saúde como direito de todos e dever do Estado” e a “atuação da Vigilância Sanitária”. Outro eixo de destaque será o de “políticas públicas e gestão da Vigilância Sanitária”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Accessibility