2ª turma da Formação de Pessoas Ativadoras do Controle Social no SUS- MG terá inscrições abertas no dia 04/04

Na próxima quinta-feira, dia 04/04, a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) vai abrir inscrições para a 2ª turma do curso de “Formação de Pessoas Ativadoras do Controle Social no SUS em Minas Gerais”A qualificação é uma parceriaentre a ESP-MG e o Conselho Estadual de Saúde (CES-MG) e as inscrições deverão ser realizadas de 04/04, até o dia 11/04/2024, pelo link abaixo:

>Clicar aqui

Podem se inscrever: usuários (as), gestores (as) do SUS e/ou trabalhadores (as) de saúde que estejam atuando como conselheiro(a) de saúde no estado de Minas Gerais.

O objetivo deste curso é formar pessoas ativadoras de Educação Permanente em Saúde (EPS) para o controle social no SUS em Minas Gerais, oferecendo ferramentas práticas que possam apoiar as conselheiras e conselheiros de saúde a implementar estratégias de fortalecimento do controle social nos municípios.

A carga horária do curso será de 22 horas, sendo 14 horas de concentração, organizadas em 04 encontros virtuais, na modalidade remota, por meio de plataforma de videoconferências; e 08 horas divididas em 02 atividades de dispersão, que serão realizadas no próprio munícipio do (a) discente. As aulas remotas serão sempre às quartas-feiras, a partir das 14h30.

Estão sendo disponibilizadas 50 vagas (sendo até duas pessoas por Conselho Municipal de Saúde) e haverá certificação, condicionada ao cumprimento mínimo de 75% de frequência da carga horária total do curso.

Início do Curso

A previsão é que os resultados sejam divulgados no dia 12/04/2024. Já as aulas serão iniciadas no dia 17/04/2024 e concluídas em 12/06/2024.

Os conteúdos da formação incluem: o conceito da Educação Permanente em Saúde (EPS); O controle social no SUS; O controle social no acompanhamento das políticas públicas e as atividades de dispersão nos municípios de origem.

Essa formação é a continuidade das ações de qualificação de conselheiras e conselheiros de saúde do estado, realizadas pela parceria ESP/CES-MG há vários anos, e responsável pela qualificação de diversas conselheiras e conselheiros de saúde.

A primeira turma desta qualificação, nomeada como turma piloto, foi concluída em maio de 2022 e contou com 23 conselheiras e conselheiros de 8 regiões de saúde do Estado.

Para este ano, há previsão de novas turmas ainda no primeiro semestre.

>Link para inscrição:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSft_Otsa3JDSDNLK3YHlDkv-U7leXwr7I2NWznvpQ7MzW_l9w/closedform

>Dúvidas e outras informações pelo e-mail:cppgs.espmg@gmail.com