Nota de solidariedade ao Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul e à população do estado

O Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) solidariza-se com toda a população do Rio Grande do Sul, devido à situação de calamidade causada pelas tempestades, que devastaram boa parte do estado, nos últimos dias. Neste momento de vulnerabilidade, desafios e dor, o CES-MG expressa a mais profunda solidariedade, declara apoio e se coloca a disposição do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul para ações referentes as pessoas atingidas pelas chuvas.

O Rio Grande do Sul registra, até o dia 8 de maio, 95 mortes devido às fortes chuvas que atingem o estado. São 372 pessoas feridas e 128 desaparecidas até o momento. Os temporais, que começaram em 27 de abril, ganharam força no dia 29 e já afetaram mais de 1,4 milhão de pessoas em território gaúcho, de acordo com o último boletim da Defesa Civil.

Diante de tamanha devastação e do sofrimento da população, o CES-MG chama atenção das autoridades, que precisam urgentemente atentar para os investimentos no estado, a fim de impedir a repetição de fatos como estes, que pedem um olhar responsável para as marcas das mudanças climáticas globais.

Belo Horizonte, 8 de maio de 2024.

Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais.