CISTT-MG participa de seminário sobre Direito do Trabalho e Saúde Mental, no município de Extrema

A Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT-MG) participou do Seminário “Direito do Trabalho e Saúde Mental”, realizado no dia 11/5, no município de Extrema e organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Extrema, Itapeva e Camanducaia (STIMEIC).

A coordenadora do Fórum Sindical e Popular de Saúde e Segurança da Trabalhadora e do Trabalhador do Estado de Minas Gerais, Marta de Freitas, falou sobre a precarização do ambiente do trabalho, citando exemplos de falta de respeito e assédio moral para com pessoas trabalhadoras. A coordenadora comentou que as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA), estão na verdade se tornando Comissão Interna de Depois do Acidente (CIDA).

O vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde e coordenador da CISTT-MG, Pedro Cunha, falou sobre o controle social na Saúde e sobre a importância de instituir e fazer funcionar a CISTT nos conselhos municipais de saúde, contribuindo e provocando os conselhos da região a deliberarem sobre as políticas de saúde que vão de encontro ao trabalhador e a trabalhadora, melhorando o ambiente no trabalho.

Marta e Pedro dividiram a mesa de apresentações e debates com o advogado e assessor jurídico do sindicato trabalhista, Fábio Moreira.  Pedro Cunha deu muita ênfase na instituição e funcionamento da CISTT, condição sem a qual não é possível o território pleitear um Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Accessibility