Presidenta do CES-MG, Lourdes Machado, recebe medalha de honra pela dedicação ao SUS, à Psicologia e à Saúde Mental

O município de Muriaé comemorou 169 anos de emancipação político-administrativa com a entrega da Medalha José Alencar a 30 personalidades que se destacaram em prol do desenvolvimento e progresso do município nos últimos anos. A cerimônia, que ocorreu no dia 16 de maio, no auditório da Faminas, teve dentre as pessoas homenageadas, a presidenta do Conselho Estadual de Saúde, Lourdes Machado.

A honraria, oficialmente chamada “Medalha do Mérito Muriaeense José Alencar Gomes da Silva” foi instituída em 2013, tendo como patrono um dos filhos mais ilustres da cidade.

Ao receber a medalha, Lourdes Machado disse que o reconhecimento público é uma honraria que se leva para a vida. “Agradeço ao município de Muriaé, em nome da secretaria de Saúde Luiza Agostini e do prefeito Marcos Guarino, a Medalha José de Alencar de Honra ao Mérito. O meu trabalho no SUS, na Psicologia e na Saúde Mental me trouxeram essa alegria”, sublinhou.

A cerimônia foi prestigiada pelo secretário-geral Erli Rodrigues e pela 1ª diretora de Comunicação e Informação do SUS do CES-MG Marília Oliveira.

História

Em 16 de maio de 1855, ainda com o nome de “São Paulo do Muriahé”, o então distrito de São João Batista do Presídio (atual Visconde do Rio Branco) foi elevado à categoria de vila, tornando-se cidade 10 anos mais tarde.