Em Patos de Minas, palestra destaca a importância da CISTT municipal

O conselheiro estadual de Saúde, ex-coordenador da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Minais Gerais (CISTT-MG) e presidente do Conselho Municipal de Belo Horizonte, Antônio Pádua, ministrou, no ia 21/5/24, uma palestra no Conselho Municipal de Saúde de Patos de Minas, a respeito do papel e funcionamento das CISTT e de sua implantação no âmbito municipal.

De acordo com Pádua, na CISTT elabora-se e formula-se coletivamente a partir dos diversos olhares, levando em conta as necessidades e conhecimentos, sempre pensando e agindo coletivamente. “Sua finalidade maior é de articular as políticas e programas de interesse da saúde para a sociedade, sempre focando no trabalhador e trabalhadora, rural e urbano, com e/ou sem carteira assinada, em atividade ou aposentado, privado e público, jovens e adultos”, ressaltou.

O vice-presidente do CES-MG e atual coordenador da CISTT-MG, Pedro Cunha, disse que a CISTT estadual está empenhada, seguindo orientações da CISTT Nacional e do Ministério da Saúde, em puxar outras pessoas do movimento sindical, organizações e entidades para discutir o que acontece no ambiente de trabalho para conjuntamente proporem soluções.

A diretora municipal de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Patos de Minas, Lilian Marinho, fez uma explanação do que acontece no município e também falou da importância do conselho municipal de Saúde estar articulado com vários segmentos de pessoas trabalhadoras, por meio da CISTT municipal.

Há no planejamento do Ministério da Saúde e da Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) a implantação de 22 Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) em Minas Gerais, juntando-se aos 19 existentes. Uma condição sem a qual não tem como o território pleitear o Cerest e possuir a CISTT implantada e funcionando.