Presidenta do CES-MG, Lourdes Machado, participa de Audiência Pública contra a expansão da Mina Casa de Pedra

No dia 10 de outubro a presidenta do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), Lourdes Machado, que é moradora de Congonhas, se juntou às pessoas da comunidade de Santa Quitéria para participar da audiência pública realizada pela Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O objetivo dessa reunião é revogar o decreto Nº 496/24 assinado pelo Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, que declara de utilidade pública o interesse de desapropriar terrenos do município mineiro para a expansão da Mina Casa de Pedra, da empresa CSN. A norma visa desapropriar mais de 261 hectares para a implementação da Pilha de Rejeito Filtrado Sul Maranhão 1.

Durante a audiência pública foram debatidos os riscos que a ampliação dessas atividades pode causar na saúde mental e respiratória das pessoas que moram na região, além dos impactos ambientais. Lourdes fala das inseguranças que os moradores enfrentam; “Não temos segurança do ar que respiramos, não temos segurança da água que bebemos e não conseguimos dormir quando tem uma chuva como essa com medo da barragem romper … e também a saúde mental. O que é andar numa cidade que vemos áreas de risco e pontos de apoio. Então, ficamos imaginando que se houver um rompimento de barragem e se estivermos numa área de risco, para onde iremos ”?, perguntou.

A representante do CES-MG também ressaltou a importância da participação do legislativo, do executivo e do Ministério Público em se comprometer com essa causa, e pediu por audiências públicas para debater o tema em Congonhas. Lourdes ainda destacou a importância do papel do controle social nessa luta e que o conselho do município precisa abraçar essa causa.