A presidenta do CES/MG, Lourdes Machado, representou o Conselho na mesa oficial da audiência pública da Comissão de Administração da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) que tratou da tentativa do Estado de terceirizar o Hospital Amélia Lins (HMAL). O evento foi realizado na tarde desta terça-feira, 1o de abril.
A ampla maioria dos presentes, dentre os quais representantes de diversos setores da Saúde, foi contra a proposta de cessão de uso do hospital. O HMAL foi fundado em 1947 e pertence à Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).
Lourdes Machado reafirmou que o CES ficou sabendo do fechamento do hospital pela televisão e reafirmou ser contra a proposta da Fhemig. “Não podemos entregar um patrimônio do Estado para a iniciativa privada”, defendeu.
O fechamento do HMAL também enfrenta a oposição do Ministério Público (MP). No dia 31 de março, a Promotoria de Defesa da Saúde ingressou com uma ação civil pública contra a Fhemig, solicitando a manutenção do funcionamento da instituição. A ação solicita a concessão de uma liminar para obrigar o Estado a reativar todos os serviços fechados no HMAL – 41 leitos de enfermaria e o bloco cirúrgico.
Participaram, ainda, os primeiro e segundo secretários do CES, Aleteia D’Alcantara e Renato Barros.
57 total views, 3 views today