
Aconteceu no dia 30 de julho, a XII Conferência Municipal de Saúde de Patos de Minas, reunindo profissionais, gestores e representantes da sociedade civil para discutir os rumos da saúde pública no município. No evento foi escolhido os seis representantes titulares e seis suplentes do segmento dos trabalhadores da saúde para o Conselho Municipal de Saúde.
Com o tema central voltado à inovação, tecnologia, educação e participação social no Sistema Único de Saúde (SUS). As discussões técnicas começaram com palestras sobre os Eixos 1 e 2 – “Inovação na Gestão e na Governança do SUS” e “Tecnologia a Serviço do Cuidado”, ministradas por Jhonnatan Soares Lopes e Alex Vidigal. O Eixo 3 foi abordado pelo palestrante Gustavo Janaudis, com foco em “Educação, Formação e Participação Social”.
Durante a tarde, os participantes se reuniram em grupos temáticos para debater propostas e formular diretrizes para o fortalecimento do SUS em âmbito local. Depois do debate foi realizada a votação das propostas e a leitura da moção final. Encerrando as atividades, foi feita a eleição dos conselheiros representantes dos trabalhadores da saúde, faltando agora as pessoas do segmento dos usuários e as pessoas do segmento gestor/prestador. A participação social por meio das conferências reafirma o compromisso com a democracia participativa no controle social das políticas públicas de saúde.
199 total views, 1 views today
