CES/MG integra comitê de acompanhamento do Plano Estadual de Doação e Transplantes de Minas Gerais (PEDT)

Está sendo estruturado no estado o novo Plano Estadual de Doação e Transplantes de Minas Gerais (PEDT). O CES/MG, como órgão maior do controle social de MG, participa ativamente do Comitê de Elaboração do mesmo.

No último dia 12, a conselheira Quésia Nayrane Ferreira de Souza participou de mais uma reunião virtual do colegiado. “Nesta reunião em especial começamos a avaliar as metas estabelecidas ainda para o ano de 2025. Criamos grupos de trabalhos afins de acordo com as mesmas”, esclarece Quésia, ao lembrar, ainda, que estamos no “Setembro Verde”, mês de conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, com o objetivo de combater o preconceito e aumentar os números de doadores no país.

“Neste ano, conseguimos a elaboração do plano que vai até 2028. E nos responsabilizamos a continuar com o comitê para monitorar e avaliar as metas estabelecidas”, ressaltou a conselheira.

O PEDT tem como missão identificar as principais necessidades do sistema estadual, aprimorar processos e ampliar o número de doações e transplantes em Minas. O plano vai atuar em todas as etapas: da identificação de potenciais doadores até a realização dos procedimentos, garantindo mais agilidade e eficácia para reduzir a fila por órgãos e salvar mais vidas.

129 total views, 1 views today

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Accessibility