Nos dias 10 e 11 de novembro, o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) participou do encontro da Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS) com presidentes (as) e secretárias executivas dos Conselhos Estaduais e dos Conselhos Municipais das capitais.
O encontro, realizado em Brasília/DF, teve como objetivo elaborar diretrizes para ações integradas, com foco na mobilização social e no fortalecimento do SUS; e alinhar prioridades políticas, fortalecendo a articulação entre o CNS e os conselhos.
Representando o CES-MG, estiveram presentes no evento a 1ª Secretária, Aleteia D’Alcântara, e a Secretária-Executiva, Fabiana Alcântara, que compartilharam experiências e estratégias para qualificar o controle social e valorizar as secretarias executivas. Durante a programação, foram apresentadas pautas que incluíram discussões cruciais, como os desafios atuais da participação e da democracia, além do diagnóstico das secretarias executivas nas estratégias de fortalecimento dos conselhos de saúde.
Fabiana Alcântara destaca a importância da presença de diferentes atores sociais para enriquecer os debates e possibilitar a troca qualificada de experiências, fortalecendo o processo de controle social no SUS:
“Acredito que cada contribuição apresentada nesses encontros amplia nossa capacidade de análise, aprimora a tomada de decisões e consolida práticas mais democráticas, transparentes e alinhadas às necessidades da população. Por isso, reforço a importância de estarmos sempre comprometidos com a participação efetiva e com o compartilhamento de conhecimentos que qualificam o trabalho do Conselho.”
Aleteia reforça que, na ocasião, foi feito um diagnóstico da situação dos conselhos. “O encontro foi muito produtivo. Pudemos ter acesso às mudanças que serão feitas na avaliação dos instrumentos de gestão os incentivos nacionais para implantar conselhos locais de saúde. Além das mudanças sobre ‘coordenadores de plenária’, que obrigatoriamente terão que ser conselheiros estaduais, ficamos a par das inovações que estão sendo feitas para aumentar a participação social no SUS”.
E finalizou: “voltamos com o compromisso de não evitar esforços para que esta mobilização ocorra e que, na semana do Dia Nacional da Saúde, façamos um grande ato em defesa da vida da participação popular na saúde”.
59 total views, 3 views today
