Contagem realiza Aula Magna sobre Controle Social

Na última segunda-feira (15/08), o Conselho Municipal de Saúde de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, realizou uma Aula Magna sobre “Controle Social no SUS: Capacitação para conselheiros e outros atores sociais”.  O vice-presidente Ederson Alves (CUT-MG), representou o CESMG no evento.

Sendo o terceiro maior município do Estado, com aproximadamente 600 mil habitantes, Contagem atua também como referência para outros municípios da região.

Participaram 90 pessoas, inclusive convidados dos municípios de Sarzedo e Ibirité. Conselheiros municipais, gestores do SUS e usuários foram apresentados aos temas: “Sistema SINCOV”, “Conselhos de Saúde e SUS Realidade – Gestão participativa” e “A importância do conselheiro”.

Inicialmente, o intuito deste projeto será de formar o cidadão mais consciente sobre a importância do SUS, ainda mais diante dos retrocessos ocorridos. Além disso, promoverá a intersetorialidade das políticas públicas, trabalhando pela melhoria contínua da assistência. Fruto de um convênio do Ministério da Saúde e a Prefeitura de Contagem, a iniciativa será executada pela FUNEC.