Conceição do Rio Verde em defesa do SUS

O Conselho Municipal de Saúde realizou, no dia 19 de setembro de 2016, uma Audiência Pública em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) na Câmara Municipal de Conceição do Rio Verde, comemorando os 26 anos da promulgação da Lei Federal 8080/1990. O evento contou com a presença de conselheiros de saúde, políticos e cidadãos conceiçoenses.

O Presidente do CMS/CRV, Marcelo Fritz, fez uma preleção sobre o SUS e as ameaçam que este vem sofrendo, comprometendo a sua qualidade e podendo acarretar em sua extinção, caso seja aprovada a Proposta da Emenda Constitucional (PEC 241/16). O projeto prevê o congelamento por 20 anos do “teto de gastos” públicos, definindo limites para despesas primárias, como a saúde e a educação, entre outras ameaças que poderão surgir ao longo do tempo, como a terceirização do sistema.

O Conselho Nacional de Saúde, em consonância com os Conselhos Estaduais e Municipais, vem buscando a conscientização da população, procurando os candidatos a prefeito e vereadores e políticos para assumirem este compromisso de fortalecimento do SUS e defendendo um direito conquistado pelo povo. A Casa Legislativa, a presidente Ester Penha da Silva e demais vereadores se manifestaram a favor do Ato em Defesa do SUS e apoiaram a atitude, colocando-se a disposição e demonstrando maior integração ao Conselho Municipal de Saúde.