I Seminário do Fórum Interconselhos

Nos dias 1º e 2 de dezembro, aconteceu o I Seminário do Fórum Interconselhos no Centro de Capacitação do SEBRAE/MG, evento promovido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (SEDPAC).

O encontro reuniu cerca de 30 conselhos de políticas públicas, entre eles, o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CESMG). O objetivo do seminário foi o de identificar pautas para uma atuação conjunta, bem como identificar questões que os conselhos têm interesse em tratar coletivamente.

O secretário estadual Nilmário Miranda (SEDPAC) lembrou que todas as políticas públicas estão relacionadas e que devem ser executadas em rede. Os Conselhos precisam se interagir para que estas políticas sejam bem sucedidas, mas ao mesmo tempo, precisam se fortalecer e se estruturar para que este trabalho seja bem executado. “Os conselhos foram concebidos para a melhoria das políticas públicas e nenhuma outra forma de participação popular é tão significativa”, afirmou Nilmário.

O vice-presidente do CESMG, Ederson Alves (CUT-MG) lembrou que o cenário político atual reforça a necessidade de a sociedade retomar os espaDSC_0032ços participativos, como os Conselhos, que constroem, deliberam as políticas públicas e fiscalizam os recursos. Ederson falou do projeto de capacitação para os 853 Conselhos Municipais de Saúde e a importância de se garantir infraestrutura para o funcionamento adequado destes. Também lembrou que é preciso criar mecanismos de renovação dos Conselhos de Saúde.

Na abertura, além do secretário e do vice-presidente do CES, estavam presentes o secretário adjunto da SEDPAC, Biel Rocha, o coordenador dos Fóruns Regionais de Governo, Fernando Tadeu Davi, o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Rodrigo França, a presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, Maria de Fátima M. Brito e a presidente da Mesa de Diálogo do Governo do EstDSC_0052bado, Lígia Maria Alves Pereira (SEPLAG/ MG).

Seguindo a programação, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para realizarem atividades e dinâmicas que subsidiariam os debates e os encaminhamentos para o Fórum Interconselhos.

Veja as fotos do evento na fanpage (Facebook) do CESMG: http://bit.ly/2fhuAVf

Galeria de Fotos neste site: http://bit.ly/2cYonhE