Conferência Municipal de Saúde das Mulheres de Rio Pomba

Conferência Municipal de Saúde das Mulheres de Rio Pomba, neste sábado, 26 de maio. A secretária executiva do CESMG, Eleciania Tavares, foi convidada a fazer uma palestra.

1ª Conferência de Saúde da Mulher é realizada em Rio Pomba

O evento teve como objetivo levantar propostas de melhoria nas ações de saúde da mulher em âmbitos municipal, estadual e federal, além de eleger representantes do município para a Conferência Estadual, que acontece em julho.

No último sábado, 27 de maio, o Município de Rio Pomba, através do Conselho Municipal de Saúde e Secretaria de Saúde, realizou a 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher – 1ª CMSMu Rio Pomba –, na quadra da Escola Municipal São José. O evento teve como objetivo elaborar propostas para a promoção de políticas públicas e melhoramento da saúde da mulher em âmbitos municipal, estadual e nacional.

Por meio da formação de grupos, os participantes elaboraram propostas que vão desde ações referentes à saúde reprodutiva da mulher, até a viabilização de uma casa de apoio para mulheres em situação de violência. Além das discussões e debates das propostas, os presentes também puderam assistir a palestra “Saúde da mulher no contexto atual”, ministrada pela Secretária Executiva do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, Eleciania Tavares da Cruz.

Além disso, na conferência foram escolhidas quatro delegadas, que representarão o Município na Conferência Estadual de Saúde da Mulher, que acontece em Belo Horizonte, entre os dias 10 e 12 de julho. As representantes foram votadas de acordo com cada âmbito, sendo: Kátia Telson Rossi, representando a classe de trabalhadores da saúde; Isaura Lucas Bomtempo representando os gestores de saúde e Tábata Berg e Maria Lúcia Vidal Silveira representando as usuárias do Sistema Único de Saúde.

A conferência também contou com a presença da presidente da ASCOMCER (Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora), Alessandra Sampaio Faria de Souza. A abertura do evento foi marcada por apresentações musicais que contagiaram os participantes. A cantora Junielly Oliveira entoou o hino à Rio Pomba e Neila Bomtempo emocionou os presentes cantando durante a entrada das mulheres portando bandeiras com palavras de superação.

Município de Rio Pomba é mais saúde! #JuntosPodemosMais #RioPomba

Fonte: Divulgue Comunicação e Marketing