Câmara Municipal de Passos é o local onde está acontecendo a Conferência Municipal de Saúde das Mulheres, que na sua abertura contou com a presença da secretária de saúde, Elexandra Bernardes, do secretário de planejamento, Renato Moahlhen, da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ângela Vaz, além dos vereadores Alex Bueno e Dona Cida. A ausência ficou por conta do prefeito Renatinho Ourives.
Depois das falas de praxe, duas apresentações emocionaram o público presente, cerca de 200 pessoas, uma delas a apresentação do Coral do CAPS 2 e a outra a do Grupo Palhaços da Alegria.
Às 10:20h, do dia 27/5, sábado, a reunião encontrava-se suspensa para o coffee break. O Correio do Vale do Rio Grande acompanhou todo o trabalho, com transmissão ao vivo pelo Facebook de momentos relevantes do evento.
13h – Parada para o almoço, retomadas às 13:30h
14:10h – Começam os trabalhos do período da tarde
Esão sendo formados os grupos tematiicos
A partir das 14:15h até às 14:45 h cinco grupos elaboraram propostas em torno de cinco eixos temáticos: Grupo 01 – Vigilância em Saúde e participação socal; Grupo 2 -Políticas Públicas Para a Saúde da Mulher; Grupo 03 – Atenção Primária à Saúde; Grupo 04 -Acolhimento e humanização da Saúde. Grupo 05 -Redes de Atenção à Saúde.
Por volta das 15h, os grupos finalizam propostas. A reportagem levantou algumas propostas que foram submetidas a votação posteriormente.
Grupo 01 – Defende a organização do lixo, com retorno dos contêineres, limpeza dos terrenos vagos e retirada dos cães das ruas, levando-os para canil com condições adequadas;
Grupo 2 – Abertura dos PSFs à noite para atendimento às mulheres;
Grupo 3 – Estender tratamento bucal a toda rede primaria (PSFs, NASFs, CAPs);
Grupo 4 – Cuidar dos doentes de ruas e da zona rural;
Grupo 5 -Capacitar e humanizar no tratamento a saúde;
A Conferência Municipal de Saúde se encerrou em torno das 18h com eleição de 16 delegados, oito usuários e oito gestores.
Programação
10:30 h– Exposição dialogada – Saúde da Mulher – Gaucia Batitsa
10:45h às 11:h – Trupe Ventania
11h às 11:15 – Exposição dialogada 2- Saúde Mental – CAPS
12h – Intervalo para almoço
13:30h às 14:30h – Elaboração de Propostas
15h às 16h – Votação das propostas
16:30h – Eleição dos Delegados
17h – Encerramento
Confira a matéria completa aqui: http://www.correiodovaledoriogrande.com.br/noticia/9892/conferencia-de-saude-constata-falta-de-qualificacao-no-atendimento-em-passos
Por Carlos Alberto Alves
1,006 total views, 1 views today