Conferência Municipal de Saúde das Mulheres elege 16 delegados para CESMu

Câmara Municipal de Passos é o local onde está acontecendo a Conferência Municipal de Saúde das Mulheres, que na sua abertura contou com a presença da secretária de saúde, Elexandra Bernardes, do secretário de planejamento, Renato Moahlhen, da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ângela Vaz, além dos vereadores Alex Bueno e Dona Cida. A ausência ficou por conta do prefeito Renatinho Ourives.

foto1cms

Depois das falas de praxe, duas apresentações emocionaram o público presente, cerca de 200 pessoas, uma delas a apresentação do Coral do CAPS 2 e a outra a do Grupo Palhaços da Alegria.

Às 10:20h, do dia 27/5, sábado, a reunião encontrava-se suspensa para o coffee break. O Correio do Vale do Rio Grande acompanhou todo o trabalho, com transmissão ao vivo pelo Facebook de momentos relevantes do evento.

13h – Parada para o almoço, retomadas às 13:30h

14:10h  – Começam os trabalhos do período da tarde

Esão sendo formados os grupos tematiicos

A partir das  14:15h até às  14:45 h cinco grupos elaboraram  propostas em torno de cinco eixos temáticos: Grupo 01 – Vigilância em Saúde e participação socal; Grupo 2 -Políticas Públicas Para a Saúde da Mulher; Grupo 03 – Atenção Primária à Saúde; Grupo 04 -Acolhimento e humanização da Saúde. Grupo 05 -Redes de Atenção à Saúde.

Por volta das 15h, os grupos finalizam propostas. A reportagem levantou algumas propostas que foram submetidas a votação posteriormente.

Grupo 01 – Defende a organização do lixo, com retorno dos contêineres, limpeza dos terrenos vagos e retirada dos cães das ruas, levando-os para canil com condições adequadas;

Grupo 2  – Abertura dos PSFs à noite para atendimento às mulheres;

Grupo 3 – Estender tratamento bucal a toda rede primaria (PSFs, NASFs, CAPs);

Grupo 4 – Cuidar dos doentes de ruas e da zona rural;

Grupo 5 -Capacitar e humanizar no tratamento a saúde;

A Conferência Municipal de Saúde se encerrou em torno das 18h com eleição de 16 delegados, oito usuários e oito gestores.

10:30 h– Exposição dialogada – Saúde da Mulher – Gaucia Batitsa

10:45h às 11:h – Trupe Ventania

11h às 11:15 – Exposição dialogada 2- Saúde Mental – CAPS

12h – Intervalo para almoço